TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido – Bexiga de Gás em Peixes Ósseos

Por:   •  10/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo Dirigido – Bexiga de Gás em Peixes Ósseos

  1. Explique como é a estrutura e cite qual a origem embriológica da bexiga de gás nos peixes.

A bexiga natatória se origina a partir de uma evaginação do trato digestivo, é um saco associado ao sistema digestório. Localizada na região dorsal do animal apresenta paredes finas e impermeáveis, possui uma glândula de gás que altera o volume da entrada de gás em seu interior e o movimento contrário a esta glândula, ou seja, a saída dos gases, é realizada pela glândula oval. É um órgão hidrostático utilizado no controle da flutuabilidade, e alguns peixes a usam como um órgão de respiração aérea acessória e na produção de sons.

  1. Qual a diferença entre o volume corporal que a bexiga de gás ocupa nos peixes de água doce em relação aos marinhos.

A água do mar é mais densa que a água doce, devido a quantidade de sais dissolvidos serem maior, assim o peixe marinho não precisará armazenar maior quantidade de gases para flutuar que o peixe de água doce. Logo a bexiga natatória do peixe de água doce apresenta um volume corporal maior.

  1. Defina peixes fisóstomos e fisóclistos.

Peixes que mantêm uma conexão entre a bexiga e o esôfago, são conhecidos como peixes fisóstomos, peixes com ductos pneumáticos. Esses peixes conseguem encher a bexiga respirando o ar na superfície. Peixes que não apresentam o ducto pneumático são denominados fisóclistos, e a entrada de ar é feita pelas glândulas de gás.

  1. Como é a composição do gás que preenche a bexiga de gás?

Os gases acumulados na bexiga natatória apresentam em sua composição Oxigênio, Gás carbônico e Nitrogênio, e suas concentrações variam de acordo com a espécie.

  1. Como o gás é mantido dentro da bexiga?

A profundidade determina a quantidade de gases dentro da bexiga, se ocorrer o aumento da profundidade consequentemente aumenta a pressão, que acaba por comprimir a bexiga e diminuir a presença de gases e diminuirá a flutuabilidade. Para que não afunde o peixe nada ativamente gerando gasto de energia ou utiliza a glândula de gás que promove a produção de ácido lático para o interior da bexiga, isso torna o interior um meio ácido, que favorece a entrada de oxigênio já que este tende a ir para meios mais ácidos, com o acumulo de oxigênio o peixe não irá afundar. Peixes de grandes profundidades tendem a possuir maiores quantidades de oxigênio em suas bexigas natatórias, em menores profundidades a pressão é menor, isso promove a entrada e saída de gases de forma estável.

  1. Como o gás é secretado para dentro da bexiga de gás?

Os gases presentes no sangue movem-se para dentro da bexiga pelas glândulas de gás. Peixes fisóstomos conseguem encher a bexiga respirando o ar na superfície.

  1. Explique o sistema multiplicador de contracorrente.

A produção de ácido lático promove uma diferença de tensão do oxigênio entre o sangue arterial e venoso, sendo multiplicada ao longo dos capilares. Quanto maior a multiplicação, mais longo serão os capilares e maior o efeito multiplicador.

  1. O que é efeito salting-out?

É a precipitação de proteína em solução por altas concentrações de sais. Os sais atraem as moléculas de água do meio, de modo a ficar menos água disponível para as moléculas proteicas o que acarreta na maior interação proteína-proteína, diminuição da solubilidade em meio aquoso e precipitação da proteína. Um processo importante para a separação de misturas complexas de proteínas, uma vez que a concentração de sal necessária para precipitação é diferente para cada proteína.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com