TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido Apicomplexa

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual de Feira de Santana

Departamento de Ciências Biológicas

Disciplina: Protistas Heterótrofos

Docente: Paulo Tadeu

Discente Filipe Brito de Souza

Estudo dirigido

1) Pertencem ao grupo dos Apicomplexa que tem todos os seus representantes parasitas. São parasitas de invertebrados e vertebrados, que vivem em células dos hospedeiros, alguns tem ciclos de vidas em até mais de um hospedeiro. Todos pertencem ao gênero dos coccídios.

2) Gregarina. Setas da direita de cima para baixo: Epimerito, protomerito, deutomerito. Seta da esquerda: membrana plasmática.  

3) Gregarinídios ocupam tratos digestivos e cavidades do corpo, sobretudo extracelulares de invertebrados anelídeos, artrópodes, tunicados. Enquanto Coccídeos geralmente residem no interior de células epiteliais do tubo digestivo dos seus hospedeiros que são principalmente vertebrados. Gregarinídios tem reprodução assexuada com ortomitose aberta ou fechada intranuclear e Coccídios realizam pleuromitose semi aberta.

4) Reino: Protista

Filo: Myzozoa

Subfilo: Apicomplexa

Classe:        Conoidasida

Subclasse: Coccidiasina

Ordem: Eucoccidiorida

Família: Eimeriidae

Género:        Neospora

Espécie: Neospora caninum

Tem importância sobre a saúde do gado podendo causar. Suas consequências são econômicas pois pode haver aumento nos dias em lactação, custos em emprenhar novamente a vaca, custos para estabelecer o diagnóstico da enfermidade, possíveis perdas na produção de leite e os custos envolvidos com a reposição animal. Outro ponto desrespeito à saúde humana que está exposto ao organismo parasita.  

Possui ciclo de vida heteroxeno, com um estágio sexual ocorrendo no intestino do hospedeiro definitivo, podendo ser transmitido por meio das fezes.

           

     

5) Eram conhecidos assim pelo fato de que o seu estagio infectante  é esporozoido.

O estágio infeccioso (esporozoíto) possui três estruturas distintas no complexo apical: microtúbulos dispostos em espiral (conoide), uma organela secretora (roptrias), e um ou mais anéis polares. Corpos secretores adicionais,são cercados por um ou dois anéis polares podem também estar presentes. Os granulos densos são distribuídos por toda a célula em vez de estar localizada no complexo apical. Além disso, o núcleo é haploide; Flagelos posteriores (de 1 a 3) são encontrados somente no gameta móvel; possui corpos basais, mitocôndria tem crista tubular, aparelho de Golgi; Não possuem centríolos, cloroplastos, organelas ejetoras e inclusões; Plastídeos incolores estão presentes em algumas espécies.

A célula é cercada por uma película de três membranas celulares (estrutura alveolar) penetradas por micróporos.

6) O complexo apical é uma estrutura que se prende ou que penetra no interior da célula hospedeira, e consiste de um conjunto de microtúbulos dispostos em espiral (conoide), uma organela secretora (roptrias), e um ou mais anéis polares.

O nome 'Apicomplexa' é proveniente do complexo apical que é uma estrutura característa e importante da sua combinação de organelas na extremidade anterior da célula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com