TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração De Um Plano De Cargo - Estudo De Caso BRASIL ASSESSORIA EMPRESARIAL

Monografias: Elaboração De Um Plano De Cargo - Estudo De Caso BRASIL ASSESSORIA EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  3.531 Palavras (15 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 15

AVALIAÇÃO DE CARGOS - O CASO DA BRASIL ASSESSORIA EMPRESARIAL

RESUMO

O presente trabalho propõe a elaboração de um plano de cargos e salários para a empresa Brasil Assessoria Empresarial Ltda. Primeiramente, foi preciso obter a descrição e a especificação de cada cargo da empresa. O processo de descrição consistiu na descrição das tarefas e das atribuições de cada cargo, e foi realizado pelos próprios empregados da empresa. As especificações do cargo consistiram no relato dos requisitos mentais e físicos, bem como das responsabilidades de cada empregado e das condições de trabalho. Esta tarefa foi realizada em conjunto pela autora e os gestores da empresa.

Posteriormente, elaborou-se um manual de avaliação de cargos, em que cada cargo foi avaliado, utilizando o método por pontos e fundamentando-se nas informações contidas na descrição e na especificação do cargo.

Após, procedeu-se a um delineamento da curva salarial, através do qual podemos observar uma correlação entre os pontos obtidos através da avaliação por pontos e o salário bruto recebido pelo ocupante do cargo, permitindo realizar uma projeção salarial para cada cargo, de acordo com os pontos obtidos na avaliação.

Entretanto, foi possível notar algumas desigualdades entre cargos que recebem acima da projeção salarial e cargos que recebem abaixo desta projeção. Estes aspectos, bem como sugestões para um ajuste da estruturação dos cargos e salários, constituem o tema deste trabalho.

CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA E SEU AMBIENTE

A Brasil Assessoria Empresarial Ltda teve sua história iniciada em abril de 1985, com a finalidade inicial de prestação de serviços em cobrança amigável. Ao longo destes 20 anos, com as mudanças ocorridas no cenário econômico, local e nacional, foram acrescentados outros serviços ao foco inicial, tais como, notificação extrajudicial, serviços de cartório e Assessoria Jurídica, proporcionando sua evolução financeira e empresarial.

Atualmente o quadro funcional da empresa possui 74 funcionários, sendo que 50% desse quadro foi contratado no último ano. A empresa está sediada em Porto Alegre, possuindo filiais em Caxias do Sul, Santa Maria e Florianópolis.

Sua missão é “Proporcionar soluções em recuperação de créditos, superando expectativas dentro de conceitos éticos e técnicos, com rentabilidade e satisfação a clientes, colaboradores e acionistas”. Tem como visão “Consolidar nossa atuação na região sul, com reconhecimento de primeiro lugar no ranking das assessorias”.

A organização tem como negócio soluções em recuperação de crédito.

Seus valores são: Ética, transparência, foco no cliente, qualidade, valorização das pessoas, comprometimento, compromisso social, rentabilidade.

No que diz respeito a estrutura, a finalidade dos departamentos são as seguintes:

 Comercial: Prospectar novos clientes, realizar visitas periódicas de manutenção aos clientes.

 Negociação: efetuar as cobranças junto aos clientes devedores.

 Financeiro: Elaboração do fluxo de caixa, atualizando diariamente para a tomada de decisões e projeção de gastos e despesas; controle das contas a pagar e a receber da Organização.

 Administrativo: Rotinas administrativas em geral; gerenciamento de repasses financeiros a clientes credores, interação com os clientes sempre que necessário.

 Jurídico: Realização de ações de busca e apreensão de bens, e ou reintegração de posse junto a clientes inadimplentes; defesa dos clientes em ações revisionais.

 Notificação: efetua notificações para a execução de mora. Possui pessoal atuando interna e externamente para localização do paradeiro do bem e devedor; serviços de cartório.

 Atendimento: recebimento de pagamentos, emissão de recibos. Subordinado ao departamento Financeiro e Negociação.

Todos departamentos possuem seus gestores. Há ainda um gerente geral, responsável pela coordenação de todas as áreas e acima da Gerência Geral fica a Direção da organização. Nas filiais, só é executado o trabalho operacional, é feita recuperação de crédito e atendimento. Cada filial tem seu gerente.

No que diz respeito a concorrência, são quatro os principais. Os concorrentes são de São Paulo, pois as matrizes das instituições bancárias também ficam na mesma cidade.Entre os clientes da organização podemos citar os bancos Finasa, Votorantim, Volks, Unibanco, PortoCred, ABN e Panamericano.

AVALIAÇÃO DE CARGOS

Segundo Chiavenato (2002, p.376), a avaliação de cargos é o processo de analisar e comparar o conteúdo de cargos, no sentido de colocá-los em ordem de classes, as quais podem ser usadas como base para um sistema de remuneração. Para Pontes (2002, p.155), pelo processo de avaliação, os cargos são analisados e comparados de forma a colocá-los em ordem de importância. Além de ordenar os cargos a avaliação irá permitir o estabelecimento da estrurura salarial.

A avaliação de cargos (job evaluation) é um meio de determinar-se o valor relativo de cada cargo dentro da estrutura organizacional e, portanto, a posição relativa de cada cargo dentro da estrutura de cargos da organização. No sentido estrito, a avaliação de cargos procura determinar a posição relativa de cada cargo com os demais: as diferenças significativas entre os diversos cargos são colocadas em uma base comparativa a fim de permitir uma distribuição eqüitativa dos salários dentro de uma organização, para neutralizar qualquer arbitrariedade (CHIAVENATO, 2002, p.376).

Para a elaboração do manual de avaliação de cargos, foi utilizado o método de avaliação por pontos, que segundo Pontes (2002, p.183) é o método mais objetivo, analítico, preciso e de fácil aplicação, e seus resultados são aceitos pelos colaboradores.

Primeiramente foi estabelecido um comitê representativo para analisar os cargos da empresa.Este comitê foi formado pela autora do presente trabalho, juntamente com Presidente, Diretora financeira e Gerente Geral. Foram escolhidas estas pessoas em função de conhecerem a organização como um todo.

O segundo passo foi a seleção e definição dos fatores comuns a todos os cargos, onde foram escolhidos 5 fatores de avaliação de cargos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com