TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica

Pesquisas Acadêmicas: Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  353 Visualizações

Moral e Ética

Essas e muitas outras questões fazem parte vida do ser humano desde o seu nascimento. Imagine como seria a nossa vida se não existissem leis e normas que determinassem como deveríamos agir no sociedade em que vivemos. Essa questão do agir livremente sempre inquietou os filósofos, desde a Grécia antiga até os dias atuais. Como seria a vida se não existisse punição, e se tudo fosse permitido?

Observe a imagem acima e faça uma reflexão sobre a questão da ética em sala de aula.

A partir dessa imagem, podemos afirmar que ética é o estudo dos padrões morais e da conduta dos indivíduos em uma sociedade. No caso dos alunos que roubam o giz da professora, esses não tiveram uma conduta moral aceitável.

Ética é também chamada de Filosofia Moral. A palavra ética é derivada do grego Éthos que significa costumes. A palavra de origem latina correspondente à ética é moral, derivada de mores, que também significa costume. O filósofo alemão Immanuel Kant referia-se à ética como sendo a doutrina dos costumes ou ainda a ciência das Leis da liberdade.

Apesar de moral e ética serem tomada como sinônimos, geral elas expressam conceitos bastante diferentes. Ética é a partir da Filosofia que tem como objetivo refletir sobre os conceitos e os princípios que fundamentam a vida moral. Por sua vez, a moral diz respeito ao conjunto de regras relacionadas à questão do bem e do mal, do justo e do injusto.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com