TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Clonagem

Pesquisas Acadêmicas: Etica E Clonagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 3

Clonagem e a Ética

Para compreender esse assunto é necessário, saber o que é Ética? E o que é clonagem?

Ética é o modo de ser de uma pessoa, e o caráter, mediante a sociedade em vivemos segundo os filósofos gregos, nossos desejos e vontades é como barco a deriva, nós é que temos que educá-los, escolhendo o que é certo e errado, caso não fazemos isso, nossa vida social, será impossível. Não se trata apenas da nossa moral, mas também pela responsabilidade de nossos atos, ou seja, das nossas escolhas, e se seremos capazes de responder por elas perante a nossa sociedade.

Clonagem é a reprodução de seres geneticamente iguais, mas de forma assexuada, ou seja, não sexuada, para entendermos melhor, devemos saber quais os tipos de clonagem existentes, e o que a ética implica em tudo isso. Existem quatro tipos de clonagens são elas:

• Clonagem natural- é obtida se forma natural de seres que se reproduzem assexuadamente, ou seja, sem o ato sexual, ex: bactérias, seres unicelulares, mas pode ocorrer em mamíferos também, como maneira asse o caso do Tatu, que apesar de haver reprodução sexuada, suas células se dividem de ada, obtendo assim um indivíduo do mesmo gene. xu

• Clonagem Induzida: é um processo no qual se retira a membrana de um ovulo ou o núcleo de uma célula, é feita de maneira artificial em laboratórios, geralmente usado em plantas e animais, para se obter indivíduos de maneira assexuada com o mesmo patrimônio genético.

• Clonagem Terapêutica: é muito parecido com a clonagem para fins reprodutivos, o que diferencia é que o embrião não é introduzido no útero, ela é feita para a clonagem de órgãos e tecidos que poderá ser transplantado, esse é o objetivo pela qual foi criado, através das células-tronco é possível restaurar órgãos afetados, e restaurar suas funções, e no caso de transplantados ele auxilia na reposição de suas células para uma maior aceitação no organismo do individuo.

• Clonagem Reprodutiva: Essa técnica já foi muito usada para clonar animais através de células embrionárias, cientistas retiram células somáticas de um animal, e depois da ovulação, antes de introduzir a célula somática novamente no animal, são retirados seus cromossomos, assim são removidos seus genes. Ao introduzir, as duas células se fundem, e começam a se tornarem um embrião normal, porém existe uma grande margem de erro, pois apenas aproximadamente 2,5 % dos embriões sobrevivem.

Um ato histórico aconteceu em 1996, foi clonado o primeiro mamífero na Escócia, no instituto Roslin, Dolly, a ovelha, que gerou muito destaque na época, muitas duvidas

, e até curiosidades surgiram, como por exemplo, será possível a clonagem humana? Através do núcleo de uma célula das glândulas mamarias de uma ovelha da raça Finn Dorset (cabeça branca), foi transferida para a célula sem núcleo de outra ovelha da raça Scottish Blackface( cabeça preta), outra ovelha da raça de cabeça preta gerou Dolly,que nasceu igual a da raça de cabeça branca.

O nome Dolly, foi dado em homenagem a cantora country Dolly Parton, devido a suas mamas enormes .Dolly teve apesar de tudo uma vida normal, teve dois filhotes, mas em 1999 foi divulgado que Dolly teria um envelhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com