TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expansão do seguro saúde para milhões: Aprendizagem da experiência em seguros saúde do estado do Oregon

Por:   •  21/3/2018  •  Resenha  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  1.206 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Fichamento de Estudo de Caso

Trabalho da disciplina de Políticas Públicas e a Estratégia de Saúde da Família

Tutor: Prof.

2017

POLÍTICAS PÚBLICAS E A ESF

Expansão do seguro saúde para milhões: Aprendizagem da experiência em seguros saúde do estado do Oregon

 

REFERÊNCIA: CHANDRA, Amitabh. Expansão do seguro saúde para milhões: Aprendizagem da experiência em seguros saúde do estado do Oregon. Universidade Harvard: Harvard Business School, 2013

No ano de 2010, O Presidente Barack Obama assinou a lei de Proteção de Pacientes e Cuidados Acessíveis (ACA), com o intuito de estender o seguro saúde a milhões de americanos não segurados, utilizando uma abordagem de três frentes para alcançar a cobertura universal da saúde: mesma disponibilidade e mesmo preço a todos; cobertura e expansão da faixa de risco; expansão para os pobres com subsídios com base na receita. Entretanto, os republicanos temiam que a ACA trouxesse aumento nas despesas durante mais de quatro décadas.

No que se diz respeito ao seguro saúde, entende-se que é uma forma proteção contra riscos imprevistos, que cobrem também tratamentos rotineiros para seus membros.

[...] afirmam Baicker e Chandra. "A incerteza sobre quando podemos ficar doentes e necessitar de mais tratamento é a razão pela qual adquirimos o seguro – não somente devido ao tratamento ser caro (e ele é). Diversos outros aspectos são caros também, incluindo a habitação e a mensalidade da faculdade, porém não adquirimos o seguro para nos ajudar a compra-los porque não é incerto que potencialmente precisam de tratamento médico muito caro."

No ano de 2012, “a maioria dos americanos em idade ativa recebeu o seguro saúde de companhias de seguro privado, tipicamente por meio de seus empregadores. ” (pág.2). Tiveram também cobertura de “tratamento médico para pessoas com idade acima de 65 anos e Auxílio médico para determinadas populações de baixa renda.”, fornecidos por dois programas de seguro saúde governamentais.

Entretanto, diante de pesquisas, “especialistas perceberam que, enquanto o seguro saúde poderia aumentar a quantidade de tratamentos, isto não resulta automaticamente no tratamento de qualidade” (pág. 3). Ainda assim, “alguns críticos argumentaram que a qualidade do tratamento de saúde variava com o tipo de seguro” (pág. 3), enquanto “outros especialistas acreditam que o tratamento de saúde por si só desempenha um papel relativamente pequeno na promoção geral da saúde e bem-estar.” (pág.3)

Ao analisar os seguros saúdes e sua relação com a saúde da população, um relatório de 2002 constatou que “a falta de seguro foi a causa de 18000 mortes a cada ano.” (pág. 4).

[...] em 2009, um estudo do American Journal of Public Health constatou que aproximadamente 45.000 pessoas morreram a cada ano devido ao fato de não possuírem seguro saúde. 14 Vários outros estudos ofereceram estimativas das mortes devido à falta do seguro saúde variando de 18.000 a 150.000.15. (pág. 4)

Em uma revisão completa dos estudos observacionais sobre o seguro saúde nos Estados Unidos, os autores observaram que "diversos estudos mostraram um efeito causal do seguro saúde sobre a saúde não o fizeram de forma convincente devido à correlação observada entre o seguro e a boa saúde acionada por outros fatores não observados. (pág. 4)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com