TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILO MOLLUSCA

Por:   •  10/6/2018  •  Bibliografia  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  3.365 Visualizações

Página 1 de 2

FILO MOLLUSCA

Questões de revisão

1. Os membros de um filo tão grande e diverso como Mollusca impactam os humanos de muitas formas. Discuta esta afirmação.

 2. Como é o desenvolvimento embrionário do celoma dos moluscos? Por que foi importante o desenvolvimento evolutivo de um celoma?

 3. Quais características de Mollusca os distinguem de outros filos?

 4. Descreva brevemente as características do molusco ancestral hipotético e diga como cada uma das classes de moluscos (Caudofoveata, Solenogastres, Polyplacophora, Monoplacophora, Gastropoda, Cephalopoda, Bivalvia, Scaphopoda) difere da condição ancestral com respeito a cada um dos seguintes aspectos: concha, rádula, pé, cavidade do manto e brânquias, sistema circulatório e cabeça.

5. Descreva brevemente o habitat e os hábitos de um quíton típico.

6. Defina o seguinte em relação aos gastrópodes: opérculo, columela, torção, autopoluição, assimetria bilateral, rinóforo, pneumostômio.

7. Que problema funcional resulta da torção? Como evoluíram os gastrópodes para contornar esse problema?

8. Os gastrópodes sofreram enorme irradiação. Ilustre esta afirmação, descrevendo variações nos hábitos alimentares encontradas nos gastrópodes.

9. Diferencie os opistobrânquios dos pulmonados.

10. Qual é a função do sifúnculo dos cefalópodes?

11. Descreva como os cefalópodes nadam e como eles se alimentam.

12. Descreva as adaptações nos sistemas circulatório e neurossensorial dos cefalópodes que são de particular importância para animais nadadores e predadores ativos.

13. Diferencie os amonoides dos nautiloides.

14. Descreva brevemente como se alimenta um bivalve típico e como ele se enterra.

15. Como o ctenídio de um bivalve típico está modificado em relação à forma ancestral desse órgão?

16. Defina o que se segue: ctenídios, odontóforo, perióstraco, camada prismática, camada nacarada, metanefrídios, nefróstoma, trocófora, véliger, gloquídio, osfrádio.

17. Quais outros grupos de invertebrados são prováveis de se constituírem em parentes mais próximos dos moluscos? Quais evidências sustentam e/ou contradizem essas relações?

Para aprofundar seu raciocínio. Leia as descrições da hipótese Serialia e compare a árvore dos Mollusca desenvolvida sob esta hipótese com aquela mostrada na Figura 16.1. Explique como as características do molusco ancestral e o caminho evolutivo dos moluscos diferem dependendo do cladograma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (22.7 Kb)   docx (377.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com