TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Que Interferem Na Constituição Genética Das Populaçoes

Dissertações: Fatores Que Interferem Na Constituição Genética Das Populaçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  9.519 Visualizações

Página 1 de 2

Migração

As diferentes populações de uma mesma espécie nem sempre são isoladas. Indivíduos podem migrar, incorporando-se a uma população (imigração) ou saindo dela (emigração)

As migrações podem alterar a constituição gênica de uma população. Por exemplo, se uma população constituída apenas por pessoas de olhos azuis migrar para uma região onde a maioria das pessoas tenham olhos castanhos, haverá aumento da frequência do alelo que condiciona olhos azuis e diminuição correspondente na frequência do alelo que condiciona olhos castanhos.

Mutação

A mutação, processo pelo qual um alelo se transforma em outro, pode alterar a frequência gênica de uma população. Se a taxa de mutação de um gene A para seu alelo a for maior do que a taxa de mutação inversa (a à A), ocorrerá aumento na frequência do alelo a e a diminuição na frequência de A.

Seleção

A seleção, por determinar quais genótipos participarão da formação da geração subsequente, reduz a amostra de genes capazes de serem encontrados na progênie. Assim, a frequência gênica da progênie pode ser alterada. Tal procedimento é, na verdade, o que se busca em um programa de melhoramento genético, quando se deseja que somente os indivíduos melhores para os atributos de interesse deixem descendentes.

Deriva gênica

Desastres ecológicos, como incêndios florestais, inundações, desmatamentos, etc., podem reduzir tão drasticamente o tamanho de uma população que os poucos sobreviventes não são amostras representativas da população original, do ponto de vista genético. Por acaso, e não por critérios de adaptação, certos alelos podem ter a sua frequência subitamente aumentada, enquanto os outros alelos podem simplesmente desaparecer. Esse fenômeno é denominado deriva gênica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com