TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES QUE INTERFEREM NA PERFORMANCE

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Educação Física

Curso de Bacharelado em Educação Física

Disciplina de Fisiologia do Exercício

RELATÓRIO DOS FATORES QUE INTERFEREM NA PERFORMANCE

Acadêmico: Andrey Valenga Guimarães

Trabalho apresentado na disciplina de Fisiologia do Exercício.

CURITIBA

2015

O corpo humano é uma máquina que produz energia, caracterizada pelo movimento. Para produzí-lo, nosso aparelho locomotor utiliza a energia disponível a partir da mobilização de vários órgãos e sistemas. Melhorar o condicionamento físico de um indivíduo significa principalmente melhorar sua potência energética. Esta potência energética relaciona- se diretamente dos sistemas fisiológicos que se adaptam à diferentes comandos, adquirindo benefícios específicos da prática regular das diferentes modalidades. O desempenho esportivo resulta, portanto da capacidade de melhorar tal potência energética. Os fatores responsáveis por este efeito são 3: influência genética,  influência do treinamento e agentes ergogênicos.

        É comum dizer-se que um indivíduo ja nasce um campeão, ou deve escolher bem seus pais. É evidênciado pela prática esportiva que a genética é um fator que muito interfere na performance, por mais que se possa investir em um atleta visando o alto rendimento, se ele não tiver uma herança genética favorável, o resultado nunca será compatível com o de um campeão. Estudos indicam que talvez até se possa imaginar a possibilidade de manipular genes favoráveis às habilidades esportivas específicas, criando, geneticamente, um verdadeiro “atleta ideal”. Em um futuro próximo, podemos considerar que a competição estará saindo das pistas ou dos campos para ter lugar nos laboratórios.

        O treinamento talvez seja o fator mais determinante na performance do atleta, através de  técnicas de avaliação física, as quais evoluíram sensivelmente, fornecem aos preparadores físicos e treinadores um diagnóstico preciso da aptidão física do atleta permitindo a elaboração de programas de treinamento “sob medida” para as necessidades individuais. Futuramente os diagnósticos serão mais precisos, com tecnologias sendo desenvolvidas que permitem visualizar os órgãos por dentro e como estão funcionando, certamente ajudará nos tratamentos para melhorar a performance do atleta.

        Por fim, os últimos são chamados de agentes ergogênicos, os quais são recursos capazes de aumentar a produção de trabalho físico à custa de maior produção de energia. Os agentes ergogênicos podem ser: fisiológicos, nutricionais e Farmacológicos. O primeiro e o segundo são naturais, incluindo adaptação à altitude, dietas especiais, suplementos nutricionais, etc. Já os farmacológicos são ilícitos e caracterizam o doping.        

REFERÊNCIAS

http://www.efdeportes.com/efd121/os-principios-do-treinamento-esportivo-conceitos-definicoes.htm    Acesso em 23 ago. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com