TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Biologia e Microbiologia Ambiental

Por:   •  24/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 4







[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO








Fichamento de Estudo de Caso[pic 2]

Paloma Fernandes Ribeiro de Carvalho

Trabalho da disciplina: Biologia e Microbiologia Ambiental

Tutor: Prof. Isolda Cecília Bravin


Floriano/PI

2018

Estudo de Caso:

BIOLOGIA E MICROBIOLOGIA AMBIENTAL
Fundos Hídricos: Financiando a Habilidade da Natureza de Proteger Recursos Hídricos

REFERÊNCIA:

DAILY, Gretchen et al. Fundos Hídricos: Financiando a habilidade da natureza de proteger recursos hídricos. Stanford Graduate School of Business, 2011. Disponível em: Biblioteca da Universidade.

Os autores tratam sobre a importância da água para vida, agricultura e negócios. Ela auxilia fornecendo bens como peixes e aves, controle de inundação, transporte, geração de energia e proteção da qualidade da água. A atividade humana está acarretando na degradação de recursos ambientais. Ações como construção de represas, desflorestamento, pastagem de gado próximo de córregos e a drenagem de pântanos podem trazer sérios prejuízos.

Diante da situação, começaram a surgir pagamentos por serviços ambientais, a maioria financiada pelo governo. Nesse caso, além de pagarem pelo reparo dos danos, os programas também incentivam a realizar uma atividade ecologicamente benéfica. Além desse tipo de programa, algumas pessoas do setor público e privado se interessaram em financiar projetos, a longo prazo, que preservem e restaurem o meio ambiente. São os chamados fundos hídricos. Alguns cuidados são importantes para que um fundo hídrico seja bem-sucedido: forte liderança, múltiplos consumidores para uma única bacia hídrica, clareza de informações sobre a fonte de água usada e adoção de um sistema que para prestação de contas do investimento usado são alguns deles.

Existia ainda um desafio a ser enfrentado: a partir de medições e resultados, comprovar aos investidores a vantagem econômica dos projetos de conservação que estavam envolvidos. Durante muito tempo cientistas tentaram chegar a resultados, foi então que a engenharia trouxe confiança através de informações como custo de usinas de tratamento, quantidade de água disponível após tratamento e quais seriam benefícios.

Outro desafio encontrado era o de alcançar os diferentes objetivos dos diferentes investidores. Os autores relatam um caso que aconteceu no norte dos Andes, bacias hidrográficas da Colômbia, Peru e Equador. Um ambiente repleto de florestas e pastagens de alturas elevadas (páramo), que ajudam na erosão e retenção de água, capturam a agua da neblina, ajudam a água a penetrar na terra, ou seja, são bastante úteis para a região. Quando foram ameaçados, governo e grupos pensaram em investir em fundos hídricos.

Um dos métodos para a situação seria o uso de cercas, para evitar que animais adentrassem nos córregos e os contaminasse com bactérias. E ainda o uso de árvores, que duravam mais que as cercas comuns e não necessitavam de muita manutenção. Reflorestamento e restauração também são importantes para evitar erosão e auxiliar na retenção de água. Terras degradadas podiam ser transformadas em sistemas silvipastoris (árvores, pastagem e ganho na mesma região), investimento que evitava que os rebanhos degradassem a terra devido ao uso de pastagens mais produtivas e que suportavam o gado. Existia, ainda, a preservação de áreas protegidas. Entretanto isso não era suficiente para evitar os danos causados pela ação do homem. A melhor solução seria contratação de guardar para proteção do ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com