TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROBIOLOGIA AMBIENTAL ASSEPSIA DAS MÃOS

Por:   •  27/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  1.340 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CLAUDINEIA ALVES FEITOSA

NATHANNE VIANA

RODRIGO DA MOTA BICALHO

RONEY JOSÉ MONTEIRO

VIVIELE APARECIDA MORAIS

MICROBIOLOGIA AMBIENTAL

ASSEPSIA DAS MÃOS

GOVERNADOR VALADARES

2015

[pic 2]

CLAUDINEIA ALVES FEITOSA

NATHANNE VIANA

RODRIGO DA MOTA BICALHO

RONEY JOSÉ MONTEIRO

VIVIELE APARECIDA MORAIS

MICROBIOLOGIA AMBIENTAL

ASSEPSIA DAS MÃOS

TRABALHO PARCIAL, apresentado a Universidade PITÁGORAS, como parte das exigências para a obtenção do título de ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITARIA.

Orientador: VÂNIA GUIMARÁES DA SILVA MARTINS

Governador Valadares

2015

INTRODUÇÃO

ASSEPCIA DAS MÃOS

Assepsia é o conjunto de procedimentos que visam impedir a introdução de germes patogênicos em determinado organismo, ambiente e objetos. É o cuidado com a limpeza e higiene de tudo que nos cerca. A assepsia das mãos é sem dúvida um processo muito importante para evitar a propagação de germes que podem ocasionar infecções, uma vez que as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos. Sendo a pele um reservatório de diversos germes patogênicos, estes podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele a pele) ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminadas. As mãos devem ser lavadas antes e após todo e qualquer procedimento. É a lavagem das mãos o cuidado que evita infecção cruzada, ou seja, a veiculação de microorganismos de um paciente para o outro, de um paciente para o profissional, de utensílios permanentes para o profissional ou para o paciente (camas, telefone, etc.). Podemos citas que a lavagem das mãos tem por finalidade de diminuir o número de microorganismos, eliminarem sujidades, substâncias tóxicas e medicamentosas, evitar disseminação de doenças, proteger a saúde do profissional.

OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a existência da microbiota nas mãos e identificar as diversas colônias bacterianas.

MATERIAIS UTILIZADOS

Foram utilizados para a realização desta pratica Anti-séptico comercial, sabão, álcool iodado, placas de Agar simples e toalhas de papel estéreis.

EXECUSÃO

Utilizando a placa de aguar simples, dividimos em 4 setores e identificamos com os números de 1 a 4, sem lavar as mãos tocamos o dedo indicador na parte 1, lavamos as mãos com água e sabão, enxugamos com uma folha de papel toalha estéril e tocamos o dedo indicador na parte 2, esterilizamos as mãos com anti-séptico, secamos com papel toalha novamente e tocamos a parte 3 com o dedo indicador, passamos álcool-iodado no dedo indicador e repetimos o processo na parte 4, por fim, incubamos a placa á 37°c por 24 horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com