TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Microbiologia Ambiental

Por:   •  4/11/2019  •  Resenha  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO

Resenha Crítica de Caso

HUGO LEONARDO DE SOUSA

Trabalho da disciplina Microbiologia Ambiental

                                                                     Tutor: Renata Correa Heinen

Uberlândia

2019


 FUNDOS HÍDRICOS: FINANCIANDO A HABILIDADE DA NATUREZA DE

PROTEGER RECURSOS HÍDRICOS

Referências: OSCAR JAVIER CELIS ARIZA

O artigo é constituído basicamente de duas partes, a primeira parte aborda a importância da natureza ao manter o fluxo e pureza da água, e como a atividade humana pode afetar diretamente esse poder da natureza. A segunda parte foca nos fundos hídricos; como são constituídos, os desafios de implementação, os objetivos dos participantes dos fundos hídricos, e as atividades que compõem um fundo hídrico que dependem diretamente dos objetivos a serem alcançados.

Sabe se que dependemos da água para sobrevivência humana, e os sistemas de água doce, como aquíferos, rios, lagos e pântanos são responsáveis pelo fornecimento dessa água. Utilizada para consumo, cozinhar, irrigação de plantações e processos industriais. Por isso, é de suma importância a manutenção e preservação desses sistemas das atividades humanas, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente.  

Com o crescimento populacional da humanidade, ao longo dos anos foram sendo criados sistemas para suprir nossas necessidades, abastecimento de água para consumo humano e industrial, pastagens para criação de animais, represas hidrelétricas para fornecimento de energia entre outros sistemas necessários para manutenção da vida moderna.

Nos últimos anos vem se observando como os humanos têm afetado o meio ambiente na busca por recursos, e tem se constatado o quão agressivo é essa busca. Represas hidrelétricas alteram o fluxo da água, aumentam a temperatura e interferem na migração dos peixes. A criação de gado promove o desmatamento, que reduz a habilidade dos aquíferos subterrâneos de reabastecimento, além de causar o aumento de erosões e a capacidade de controle de inundações pela vegetação.

Pensando em como evitar um colapso de recursos hídricos, nos últimos anos os serviços ambientais vêm cada vez mais sendo reconhecidos de sua importância e necessidade. Em muitos lugares do mundo foram implementados programas governamentais afim de reduzir, restaurar e proteger ecossistemas. Em alguns lugares esses programas pagam latifundiários para conservar e restaurar florestas, proteger bacias hidrográficas, biodiversidade e até paisagens.

Pensando em recuperação e manutenção dos recursos hídricos, existem os chamados “fundos hídricos”, que são financiamentos de projetos de ecossistemas, e podem partir da iniciativa privada e ou do governo. São um mecanismo de serviço ambiental, incluindo as pessoas e a natureza, e podem ser benéficos se geridos da maneira correta. Algumas intervenções podem melhorar a qualidade da água, dos animais de criação e o fornecimento.

Os desafios dos “fundos hídricos” são na concepção dos projetos, já que normalmente são compostos de vários interessados e cada um tem seus objetivos.

As atividades exercidas nos projetos de manutenção e recuperação podem ser variadas e irão dependem dos objetivos determinados nos projetos. Por exemplo, o reflorestamento de uma área desmatada para pasto, é importante no controle de inundações e no carreamento de sedimentos aos rios, ou seja, reflorestando determinada área podemos melhorar a qualidade de água dos rios. Outro exemplo é que as raízes das vegetações absorvem e retém água em períodos úmidos e liberam nos períodos secos, criando assim um fluxo contínuo de abastecimentos de aquíferos e corpos hídricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com