TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Enome Da Rosa

Casos: Filme Enome Da Rosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade do 1º Bimestre

O Nome da Rosa é um filme baseado no romance de Umberto Eco; dirigido por Jean Jacques Annaud e foi lançado no ano de 1986. Que começa narrado por Adso, que diz ter chegado ao final da vida de pecador, com seus cabelos agora brancos, se preparava para deixar seu testemunho dos eventos maravilhosos e terríveis que presenciou na juventude no ano de 1.327 e pede que Deus lhe conceda a sabedoria e graça para ser o cronista fiel do fatos ocorrido naquele mosteiros no sombrio norte da Itália.

Aqui começa a historia de uma trama de mistério e suspense que se passa no ano de 1327 em um mosteiro Beneditino na Itália. O mistério começa quando os monges aparecem mortos, suas mortes são regadas de mistérios e estranhas, mas o estranho é que as vitimas fica sempre com os dedos e língua manchados de roxo. Então um monge franciscano Willian e seu escudeiro Adso chegam ao mosteiro para investigar essas mortes.

Os padres do mosteiro acreditam que tais mortes são causadas por intermédio do demônio, porém o Franciscano Willian não acredita nisso.

Então Willian começa as investigações e em uma das visitas que faz a biblioteca, onde o mosteiro Beneditino era possuidor de uma rica e valiosa biblioteca, isso lhe causa estranheza, pois ao chegar à mesma encontra pouquíssimos livros, mas seu noviço nota uma porta que esta fechada, então ele e o noviço saem em busca do paradeiro dos demais livros e acaba descobrindo uma biblioteca secreta, em forma de labirinto que escondia muitos livros que eram proibidos, entre eles um livro escrito em grego é uma Poética de Aristóteles, que fala sobre a comédia. E este, seria a causa de assassinatos dentro do mosteiro como ser tratava de uma comédia o que era extremamente proibido, pois o riso era considerado um pecado, coisa do demônio, portanto, os monges não deviam rir.

Assim chegam à conclusão de que as mortes estavam diretamente ligadas a aquele livro. No entanto chegam ao mosteiro a Santa Inquisição - Tribunal da Igreja que julgavam e punição os acusados de heresia. Eram considerados hereges aqueles que professavam doutrina contrária àquela definida pela Igreja como sendo matéria de fé.

Os Hereges eram punidos severamente e muitas vezes executados publicamente na fogueira, pois desta forma serviam de exemplo para outros que desejassem ir contra os ensinamentos da igreja. Onde o próprio Willian já havia feito parte, mas ao absorver um culpado foi acusado de traição e preso, neste momento acontece outra morte e como Willian havia feito algumas declarações passa a ser o principal suspeito, mas não se amedronta e continua com sua investigação.

A igreja tinha como objetivo manter uma fé cega e obediente e com isso limitar o conhecimento mesmo entre eles, para que não houvesse questionamento. E par evitar a busca tal busca adotava normas como a “A Dúvida é inimiga da fé”, a sabedoria causa tristeza, que era perigoso raciocinar, e que muitos livros tinham escrituras que iam totalmente contra estas crenças e isso colocava em risco suas doutrinas.

Em uma reviravolta uma dos monges matam um companheiro para que outros fossem acusados entre ele o irmão Salvatore, um homem com aparência estranha com problemas mentais e com uma corcunda ele escondiam um passado herético (grupo chamado Dolcinites que questionava e discordavam, pois acreditavam na pobreza de Cristo, e tinham a convicção que todos também deveriam ser pobres, por este pensamento matavam os ricos), podemos resaltar que William já havia descoberto que estes pertenciam à ordem herética, pois quando encontrou Salvatore ouviu dele a palavra Penitenziaginte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com