TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme: O Nome Da Rosa

Trabalho Escolar: Resumo Filme: O Nome Da Rosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  1.698 Visualizações

Página 1 de 3

Adso de Melk no umbral de sua morte relembra quando era um jovem noviço e acompanhou Guillermo de Baskerville a uma abadia beneditina na Itália - famosa por sua rica e diversificada biblioteca somente dirigida a alguns privilegiados autorizados a consultar os seus títulos - onde ocorreram acontecimentos suspeitos e incomuns num lugar como aquele. A medida que a trama avança, somos introduzidos no mundo ermo da abadia, com sua biblioteca e seus livros proibidos, escondidos e censurados com firmeza por um abade e um bibliotecário que figuram mais como carcereiros à guardadores e portadores da verdades e do intelecto humano.Por um lado, uma série de assassinatos vão se sucedendo, entrelaçados uns com os outros através de um certo livro que mais que dar luz às curiosidades literárias dos leitores, os fazem vítimas e os conduzem a morte.Por outro lado, a trama histórica circundante, as especulações teológicas e politicas da conturbada Idade Média européia: guerras, sublevações campesinas e religiosas, fanatismo e a briga pelo poder entre a igreja, imperadores, reis e principes locais que conduziram o continente à época mais obscura da civilização.Um romance complexo e completo onde o autor mescla de forma magistral história, intriga e trama em um só volume nos conduzindo através dos labirintos e sinuosidades da abadia e da biblioteca a uma Europa caótica, ignorante e fanática na qual Deus e o poder secular se convertem em um jogo perigoso e uma arma de duplo calibre.

O nome da Rosa

A história discorre no século XIV dentro de uma abadia beneditina italiana. Em meio a tantas paredes que reflete a paz e a taciturnidade dos beneditinos exite ali um barulho misterioso que inquieta os ouvidos e os corações dos monges. Neste sentido, a clausura perde seu sentido mais pleno e mais nobre, o silencio. Contudo, por outro lado o sentido do “ora et labora” é bem observado neste filme. Em cenas distintas pode-se observar, hora os monges rezando e hora os monges trabalhando. O trabalho por sua vez, aparece em locais diversos, seja numa biblioteca, no campo, cozinha, celeiro e etc. Mas a trama se volta basicamente no trabalho da biblioteca. Nesta os monges copista trabalhavam na transliteração dos livros gregos para a língua vernácula. Contudo, um desses livros guarda um grande mistério responsável pelas mortes que vem atormentando aquela abadia. O livro como deixa claro o filme é o segundo livro da Poética de Aristóteles que causava riso e uma nova forma de conhecer o mundo.

O tal misterioso livro tinha suas páginas um veneno mortal impedindo de que muitos tivessem acesso a ele, quem procedesse lendo o livro com hábito de passar as páginas e depois levar os dedos a língua morreria envenenado. Esse mistério contudo, foi desvendado por dois grandes sábios franciscanos: Guilherme de Baskeville e seu companheiro Adson, estes tiveram a coragem de expulsar o suposto “demônio” que morava ali. Descobriram que naquela abadia existia a maior biblioteca da cristandade, dentro dela estavam livros sagrados e profanos que tratava de Filosofia, Teologia, Ciências e de diversas áreas saber. Ao desvendar quem estava por trás daquelas mortes apocalíptica um velho monge que tentava esconder seu segredo acidentalmente põe fogo nos livros e coloca a vida dos franciscanos em perigo. Contudo, Guilherme de Baskeville salvou o que podia e principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com