TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiolofia: Neurotransmissores

Pesquisas Acadêmicas: Fisiolofia: Neurotransmissores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 9

Neurotransmissores

Aminoácidos

Acido-gama-amino-butirico (GABA) O ácido gama-aminobutírico (GABA) é um aminoácido que ocorre no SNC em altas concentrações, e que

desempenha uma função importante na bioquímica neuronal cerebral e nos fenômenos de regulação pós-sináptica e da

neurotransmissão autonômica. O GABA ativa os fenômenos enzimáticos (transaminação, descarboxilação) do ciclo de

Krebs, sendo consumido pelas células nervosas na qualidade de material energético do metabolismo cerebral. Estudos

clínicos e experimentais empregando GABA tanto por via oral como parenteral demonstraram que este fármaco atravessa

a barreira hematoencefálica e atua em nível central, modulando e moderando a excitabilidade sináptica neuronal.Em

associação com o fenobarbital e a difenil-hidantoína (fenitoína)a tem sido empregado no tratamento antiepiléptico, onde

demonstrou desenvolvimento de interes ante efeito sinérgico, razão pela qual as doses dos fármacos anticonvulsivantes

citados podem ser reduzidas.

glutamato (GLU)

O glutamato é um neurotransmissor excitatório do sistema nervoso, o mais comum em mamíferos. É armazenado em vesículas nas sinapses. O impulso nervoso causa a libertação de glutamato no neurónio pré-sináptico; na célula pós-sináptica, existem receptores (como os receptores NMDA) que ligam o glutamato e se activam. Pensa-se que o glutamato esteja envolvido em funções cognitivas no cérebro, como a aprendizagem e a memória. As membranas de neurónios e da glia possuem transportadores de glutamato que retiram rapidamente este aminoácido do espaço extracelular.

O glutamato é precursor na síntese de GABA em neurónios produtores de GABA

GLICINA (GLY)

A glicina é um neurotransmissor inibitório no sistema nervoso central, especialmente a nível da medula espinal, tronco cerebral eretina. Quando receptores de glicina são activados, o ânion cloreto entra no neurônio através de receptores ionotrópicos, causando um potencial pós-sináptico inibitório. A estricnina actua como antagonista nos receptores ionotrópicos de glicina. A glicina é, junto com o glutamato, um co-agonista de receptores NMDA; esta ação facilita a actividade excitatória dos receptores glutaminérgicos, em contraste com a atividade inibitória da glicina.

A dose letal de glicina administrada oralmente, em ratos, é de 7930 mg/kg5 , causando morte usualmente por hiperexcitabilidade

ASPARTATO (ASP)

O ácido aspártico ou aspartato é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. É um aminoácido não essencial em mamíferos, tendo uma possível função de neurotransmissorexcitatório no cérebro. Como tal, existem indicações que o ácido aspártico possa conferir resistência à fadiga. É também ummetabolito do ciclo da ureia e participa na gluconeogénese e pode ser neurotóxico3 .

O aspartato faz também parte do adoçante aspartame

AMINAS

ACETILCOLINA(Ach) A acetilcolina (ACh) foi o primeiro neurotransmissor descoberto.1 Tem um papel importante tanto no sistema nervoso central (SNC) - constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal - no qual está envolvida na memória e na aprendizagem, como no sistema nervoso periférico (SNP) - do qual fazem parte o sistema nervoso somático e pelo sistema nervoso autônomo. É um éster do ácido acético e da colina, cuja ação é mediada pelos receptores nicotínicos e muscarínicos. Tem uma massa molar de 146,2 g/mol e sua fórmula química é CH3COOCH2CH2N+(CH3)3. É o único neurotransmissor utilizado no sistema nervoso somático e um dos muitos neurotransmissores do sistema nervoso autônomo (SNA). É também o neurotransmissor de todos os gânglios autônomos.

No sistema nervoso somático, a contração muscular ocorre devido à liberação desta substância pelas ramificações do axônio.

No sistema nervoso autônomo, os nervos simpáticos também produzem a acetilcolina, além da noradrenalina, diferentemente do parassimpático.

A adrenalina ou epinefrina1 é um hormônio simpaticomimético e neurotransmissor2 , derivado da modificação de um aminoácido aromático (tirosina), secretado pelas glândulas supra-renais, assim chamadas por estarem acima dos rins. Em momentos de "stress", as supra-renais secretam quantidades abundantes deste hormônio que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros

A Noradrenalina, também chamada de Noraepinefrina, é uma das monoaminas (também conhecidas como catecolaminas [carece de fontes]) que mais influenciam o humor, ansiedade, sono e alimentação junto com a Serotonina, Dopamina e Adrenalina. A Noradrenalina ou Norepinefrina são neurotransmissores metabolizadas em produtos biologicamente inativos por oxidação(catabolizada pela monoamina oxidase - MAO) e metilação (catabolizada pela catecol-O-metiltransferase - COMT). MAO localiza-se na superfície externa das mitocôndrias e encontra-se em altas concentrações nas terminações dos nervos que secretam norepinefrina

A dopamina (DA) é um neurotransmissor monoaminérgico, da família das catecolaminas, produzido pela descarbonização dedihidroxifenilalanina (DOPA). Os receptores de dopamina são subdivididos em D1, D2, D3, D4, e D5 de acordo com localização no cérebro e função. A dopamina é produzida especialmente pela substância nigra e na área tegmental ventral (ATV). Está envolvida no controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição, sono e memória.

A serotonina ou 5-hidroxitriptamina

A serotonina ou 5-hidroxitriptamina (5-HT) é uma monoamina envolvida na comunicação entre neurônios.

Esta comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais. Diferentes receptores detectam este neurotransmissor, envolvido em várias patologias.

A serotonina parece ter funções diversas, como o controle da liberação de alguns hormônios e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com