TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurotransmissores

Trabalho Escolar: Neurotransmissores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 3

Neurotransmissores

Neurotransmissores são substâncias químicas liberadas pelos neurônios e utilizadas para a transferência de informações entre eles. Entre eles encontramos a Seretonina, Ácido e aminobutérico (GABA), Glicina, Glutamato, Histamina e a Dopamina.

A Seretonina é um neurotransmissor natural, existente em especial, no nosso cérebro, encarregado de produzir os impulsos nervosos.

É uma amina vasoativa que atua sobre o sistema cardiovascular, musculatura lisa e agregação plaquetária.

Controla as reações de ansiedade, medo, depressão, sono e percepção à dor.

É a principal inibidora do núcleo hipotalâmico ventromedial, centro da saciedade, desta forma quando a seretonina diminui ocorre o aumento de peso e quando encontra-se elevado, causa perda de apetite.

Atua também na temperatura corporal, promovendo hipertemia ou hipotermia, dependendo de qual receptor é estimulado.

O Ácido e aminobutérico (GABA) é um aminoácido e um neurotransmissor inibitório do cérebro, também pode ser encontrado na retina.

O GABA é sintetizado a partir do ácido glutâmico e catabolizado de volta ao ciclo do ácido cítrico e sua receptação é feito transporte ativo para os astrócitos da glia.

Os níveis do neurotransmissor se elevam no cérebro quando a atividade desse ciclo é baixa (ex: quando o uso de energia pelas células está diminuído), e o resultante efeito inibitório generalizado pode proteger os neurônios do cérebro em situações de hipóxia ou isquemia.

A função inibitória do ácido gama-aminobutírico tem várias aplicações terapêuticas e é de grande importância em algumas patologias. Um exemplo de aplicação terapêutica é a utilização dos tranqüilizantes benzodiazepínicos, que se ligam a um sítio dos receptores do tipo A, aumentando a freqüência de abertura dos canais de cálcio e potencializando o efeito inibitório do neurotransmissor. Essas substâncias também podem ser utilizadas como ansiolíticos, hipnóticos e antiepilépticos.

Glicina é o mais simples dos aminoácidos. Principal neurotransmissor de inibição do tronco cerebral e medula espinhal. Não é sintetizada no organismo, sendo obtida através de dieta. Seu mecanismos de ação é o de aumentar a condutância ao Cl-.

Na medula espinhal a glicina é liberada por interneurônios inibitórios (células de Renshaw) limitando a ativação de neurônios motores que possibilitam o relaxamento muscular.

Glutamato é o principal neurotransmissor excitatório do nosso cérebro, o mais comum nos mamíferos. É armazenado em vesículas nas sinapses, sendo liberado através de um impulso nervoso, na célula pré-sináptica, o glutamato liga os receptores ativando-os. Acredita-se que o glutamato atue na memória e cognição do indivíduo.

Histamina é sintetizada a partir do aminoácido histadina, por uma reação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com