TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Vegetal Completo Unisa

Por:   •  7/3/2024  •  Resenha  •  4.358 Palavras (18 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 18

Fisiologia vegetal I

Célula: unidade funcional dos seres vivos

Célula vegetal principais características:

* Presença de parede celular com celulose

* Presença de cloroplastos

* Vacúolo

* A raiz não tem cloroplasto

Obs: o vacúolo é típico de células vegetais terrestres.


Núcleo

Organela típica das células eucariontes, na célula vegetal o núcleo se dispõe lateralmente junto com o citoplasma devido a presença do vacúolo.

* Envoltório nuclear: ele é delimitado pela carioteca, que tem membrana dupla, existe uma membrana externa voltada para o citoplasma, e uma interna voltada para o núcleo.

* Poros nucleares: local onde a membrana se funde, permite a comunicação do interior do núcleo com o citoplasma, envolve gasto de energia, um transporte ativo, tem uma estrutura proteica que transporta ex: Ribossomos sai do núcleo para o citoplasma.

Do citoplasma para dentro do núcleo transporta substâncias para ativar ou silenciar o DNA.


Nucléolo

É uma região do núcleo onde ocorre uma grande concentração de proteínas e filamentos de DNA, pode ocorrer um ou mais nucléolos dentro de um núcleo.

Responsável por gerar os Ribossomos que são exportados para o citoplasma.


Cromatina

É o conjunto de filamentos de DNA dissociados do nucleoplasmo.


Micronúcleos

Algumas plantas são sensíveis a poluentes do ar, como por exemplo a presença de ozônio no ar.

Quando um filamento se perde na divisão, ele forma um micronúcleo, é ruim para a célula pois ela perde DNA, e a célula acaba morrendo e formando lesões nas plantas. A presença de poluentes aumenta esses micronúcleos, que serve como indicador de poluentes.


Reticulos endoplasmáticos

RER – Síntese proteica

REL – Síntese de lipídios e formação das membranas

É uma rede de tubos e cisternas que desenvolvem do núcleo em direção a periferia das células.

* RER – Possui Ribossomos aderidos, são mais achatados que o liso, a principal função é a síntese de proteínas.

* A semente possui o RER mais desenvolvido, pois é mais proteico.

* REL - É mais cilíndrico e não possui Ribossomos, são eles que geram os lipídios, e na formação de membranas.

Ele também faz ligação de substancias de uma célula com a outra através de um poro.


Complexo de golgi

* É um conjunto de organelas chamadas “Dictiossomos”.

Dictiossomo é uma organela formada por uma pilha de vesículas achatadas, elas não se tocam, elas ficam flutuando no citoplasma, se elas se encostarem acabam se fundindo, alguns autores sugerem que na superfície dessas membranas possuem cargas elétricas que não deixam elas se tocarem.

Na célula vegetal o número de dictiossomos é alto, diferente da célula animal que é reduzido ou possui apenas um.

* Eles estão envolvidos na produção e secreção de oligo e polissacarídeos em células vegetais.

* Tem a característica dinâmica que um lado está em constante formação, enquanto o outro lado está em degradação.

* Do RE partem proteínas que formam os dictiossomos, recebem novas substancias formando uma glicoproteína que se funde com a membrana.


Vacúolo

Maior organela da célula vegetal, sendo formada por uma membrana simples chamada “tonoplasto”, ele se faz presente em proporções grandes em plantas terrestres, a função principal é o armazenamento de água.

Origem -  na célula jovem é gerada pela célula meristemática, possui vacúolos reduzidos e a partir do momento que a planta recebe água ele vai armazenando, ou seja os vacúolos vão se fundindo um com o outro. Na medida em que o vacúolo vai crescendo ele vai forçando a parede, fazendo assim a célula se expandir.

Além da água a presença de sais minerais, açúcares, pigmentos e metabólicos secundários.

* Funções – a agua do vacúolo garante a hidratação do citoplasma, sai do vacúolo. Sem a água não ocorre o metabolismo (as reações químicas), a água faz pressão no vacúolo, nas paredes celulares e dá o formato da célula, contribui para a rigidez.

* Os sais minerais chegam nas plantas através da seiva bruta coletada pelas raízes do solo, faz a constituição de moléculas ex: fosforo, constitui o ATP, o nitrogênio, faz aminoácidos e proteínas, potássio, ajuda a abrir e fechar os estômatos.

* O cálcio forma cristais de oxalato que serve para proteção.

* Metabolismo secundários – substâncias com potencial tóxico, para proteger contra fungos, bacteriase e herbivoria, os metabolitos tem que ficar nos vacúolos, porque fora eles degradam a célula.

* Pigmentos – os solúveis em água ficam dentro dos vacúolos. Ex: Antocianinas (pigmento roxo da tradescantia), nas folhas atua como filtro para radiação ultravioleta.

* Os pigmentos solúveis são os “flavonoides.

* Nos frutos deixa-os coloridos para atrair os animais e dispersar as sementes.

* Nas flores os flavonoides se tornam mais visível para os polinizadores, ex: abelhas. Na faixa de luz UV os polinizadores enxergam melhor.


Mitocôndria

Na mitocôndria é feita a respiração celular, ela tem dupla membrana, a interna sofre invaginações formando as cristas mitocondriais, o espaço interno é a matriz mitocondrial. A cadeia respiratória está nas cristas, será nas cristas que serão formados o ATP.

 A mitocôndria tem seu próprio DNA, que fora as enzimas que atua na respiração celular.


Plastídios

Os plastídios possuem dupla membrana, interna e externa, é exclusiva de células vegetais, tem a função de armazenar pigmentos e materiais de reserva. De acordo com o órgão vegetal pode ter um tipo de plastídio ou outro.


Proplastídio

É um plastídio indiferenciado presente numa célula meristemática. De acordo com a função que a célula vai ter o plastídio vai se diferenciando.


Cloroplastos

Armazena pigmentos, clorofilas e carotenoides, não são solúveis em água por isso são grudados nos plastídios. Os cromoplastos são gerados pela alteração dos cloroplastos.


Cromoplastos

Armazena apenas carotenoides, podem ser gerados pela degradação do cloroplasto, Ex: no amadurecimento dos frutos ou envelhecimento das folhas – pode ocorrer o contrário como no caso das cenouras quando a raiz fica exposta se torna verde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com