TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia aplicada

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo dirigido de Fisiologia Aplicada

  1. Defina Hematose:

Homeostase ou Homeostasia é o equilíbrio celular; Perfeito funcionamento.

  1. Quais são os tipos de transporte pela membrana plasmática? Diga quais são e descreva cada tipo.
  • Difusão: movimento de átomos e moléculas.
  • Osmose: fluxo de água através de membrana semipermeável.
  • Transporte Passivo por Difusão: As moléculas costumam sair de uma região com maior concentração para uma outra que tenha uma concentração menor.
  • Transporte Passivo por Osmose: Toda vez que ocorrer uma diferença na concentração de duas soluções, o solvente vai sair da solução que é menos concentrada para a mais concentrada.
  • Transporte Ativo: Esse transporte ocorre porque algumas substancias se movimentam de um local com pouca concentração para outro com maior concentração. (Bombas de sódio e de potássio)
  • Difusão Facilitada: Esse processo ocorre quando uma substancia passa pela membrana da célula com o auxilio das proteínas. Esse procedimento depende do tamanho da molécula e também a capacidade de dissolver em lipídios.

  1. O que é potencial de membrana ou potencial de ação? Explique cada um deles.

Potencial de membrana corresponde à diferença de potencial elétrico entre as faces externa e interna da membrana de um neurônio.

Potencial de ação é uma inversão do potencial de membrana que percorre a membrana de uma célula. São essenciais para a vida animal, porque transportam rapidamente informações entre e dentro dos tecidos.

  1. O que é a transmissão sináptica e como é a forma de transmissão?

Sinapse é a junção de dois neurônios, é o local onde o impulso é transmitido de uma célula a outra. Gerar impulso nervoso e os principais são: Perturbação mecânica; Excitação química e Passagem de eletricidade.

  1. Diferencie sinapse química de sinapse elétrica. Dê exemplos.

Sinapse elétrica permite a passagem de corrente elétrica entre duas células vizinhas por meio de estruturas de baixa resistência elétrica (Junções de Gap) Ex: Comunicação entre duas membranas.

Sinapse química é o espaço entre uma célula e outra é chamada de “fenda sináptica”, local onde ocorre liberação de neurotransmissores.  Ex: Entre dois neurônios.

  1. Descreva o mecanismo fisiológico dos dois tipos de sinapses.

Sinapse Elétrica: As sinapses elétricas fazem a propagação elétrica entre as células através de canais que interligam as mesmas, com um retardo nulo na transmissão. Fisiologicamente, essas sinapses atuam na atividade sincronizada de grupos de neurônios, células musculares lisas ou cardíacas. Esses canais têm uma condutância que varia de acordo com o tipo de proteína constitutiva, por onde passam solutos de baixo peso molecular que irão levar os sinais de uma célula a outra.

Sinapse Química: Na sinapse química o terminal pré-sináptico é separado do corpo celular do neurônio pós-sináptico pela fenda sináptico. O terminal pré-sináptico possui vesículas transmissoras que contem substancias transmissoras que serão liberadas na fenda sináptica, essa liberação é controlada por canais de cálcio dependentes de voltagem. O potencial de ação despolarizada a membrana pré-sináptica, os canais de cálcio se abrem e íons de cálcio entram no terminal pré-sináptico, que se ligam a proteínas especiais, chamadas de sítio de liberação, que se encontram na superfície interna da membrana pré-sináptica, fazendo com que esses sítios se abram liberando as vesículas transmissoras, que podem ter função inibitória ou excitatória.

  1. O que é acetilcolina e qual sua função?

A acetilcolina (Ach) é o neurotransmissor utilizado pelos neurônios que inervam os músculos. A estimulação dos receptores “Ach” nos músculos resulta na sua contração. Função: desempenho dos sonhos, reação alucinógena.

  1. Por que os receptores pós-sinapticos são tão importantes na sinapse química?

Porque os receptores pós-sinápticos são responsáveis pela captação dos neurotransmissores, que irão transmitir um estimulo excitatório ou inibitório.

  1. O que é um neurônio motor, qual a sua principal função e qual a sua importância para a contração muscular?

Neurônio motor é o neurônio é o que envia, primariamente, a mensagem ao musculo para que haja contração excitação, sua principal função é transportar sinais do sistema nervoso central para as extremidades (músculos, pele, glândulas) de seu corpo, na contração muscular, está associado à síntese de acetilcolina, hormônio importante para a contração muscular.

  1. Como se dá o processo de armazenamento de memória e aprendizado de uma determinada informação?

Se dá pela a estimulação repetida, na potenciação em longo prazo.

  1. Descreva, resumidamente, o mecanismo de contração muscular indicando seus principais componentes para que isto ocorra, citando desde o estimulo até o relaxamento.

Na contração, o impulso nervoso chega ao terminal nervoso e libera acetilcolina, que combina com receptores na célula muscular, dessa forma, membrana da célula muscular se despolariza, essa despolarização leva a liberação de Ca++ do reticulo sarcoplasmático para o citoplasma, o Ca++ forma complexo com as proteínas contrateis e Os filamentos de actina/miosina se contraem, levando à diminuição do tamanho do sarcômero (devido à aproximação de 2 linhas Z), com isso muitos sarcômeros contraindo-se juntos levam à contração de todo o músculo. No relaxamento, há a descontinuidade dos impulsos nervosos e a diminuição de estimulo sobre o nervo motor, os ions de Ca2+ ligados aos sítios da tronpina são “sequestrados” de volta às cisternas do reticulo sarcoplasmático, a diminuição da concentração intracelular de Ca2+ inativa de  ATP-ponte cruzada e os miofilamentos de actina retornam à posição inicial, levando ao relaxamento muscular.

  1. Cite os principais tipos de fibras musculares e suas características metabólicas especificas.

Fibra de contração rápida: Possuem capacidade glicolítica (utiliza a fosdocreatina e glicose), fadigam rapidamente e geram movimentos rápidos e poderosos.

Fibra de contração lenta: Possuem capacidade oxidativa (utiliza o oxigênio como principal fonte de energia), altamente resistentes à fadiga e são mais apropriadas para exercícios de longa duração.

  1. Fale sobre as principais diferenças fisiológicas e metabólicas entre o musculo esquelético e o musculo liso. Cite pelo menos 3 diferenças fisiológicas e 3 diferenças metabólicas para cada um.

O musculo esquelético é formado por fibras de dois tipos: vermelhos e brancos, é estriado e está sob controle voluntário, desempenhando importante papel em atividades como manutenção da postura, locomoção, vocalização e respiração. As estrições das células resultam do arranjo das moléculas de actina e miosina. A força é gerada pela interação entre suas proteínas, num processo que necessita de Ca++. A curta duração do potencial de ação do musculo esquelético permite a contração rápida da fibra e prove mecanismo para o aumento da força de contração, provocado pela estimulação repetitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com