TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de melhorar a estética da pele

Trabalho acadêmico: Formas de melhorar a estética da pele. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  9.453 Palavras (38 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 38

1- INTRODUÇÃO

A pele é o órgão que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo. Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato). A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível.

Quando não possui elasticidade suficiente para acompanhar certos processos de transformação corporal como a gravidez, mudanças bruscas de peso, crescimento rápido na adolescência, podem ocasionar o aparecimento de estrias, sendo causadas pelo rompimento das fibras elásticas e colágenas na derme.

Sabe-se que qualquer alteração estética ou morfológica no corpo de um individua influencia na sua auto-estima, e na qualidade de vida, pois este se acha fora dos parâmetros que são considerados como esteticamente corretos.

Hoje em dia existem vários tratamentos para melhorar a estética da pele, com eles melhorando também a auto-estima.

Neste trabalho iremos falar sobre as estrias que são umas das principais reclamações das

mulheres, apesar da estria ser um problema que não tem solução, existem tratamentos alternativos, tanto médicos como estéticos que vem crescendo no mercado, e a cada dia proporcionando novas alternativas para tratar tais distúrbios estéticos.

2- PELE

Segundo Tontora (2000), a pele recobre e protege todo o corpo, classificada como umas defesas contra os patogenos e sua maior parte contem pouca umidade.

Algumas partes do corpo como a das axilas tem umidade suficiente para suportar populações bacterianas consideráveis grandes, já no couro cabeludo suportam pouco microorganismo.

A pele e seus derivados constituem o Sistema Tegumentar, formando a cobertura externa do corpo, segundo Ross (1993). É constituída por duas camadas principais; a epiderme, constituída por epitélio pavimentoso estratificado e a derme, constituída por tecidos conjuntivos.

Abaixo da derme há outra camada de tecido conjuntivo mais frouxo que a derme, chamado hipoderme.

O sistema tegumentar desempenha funções relacionadas com sua localização na superfície do corpo.

Protege contra lesões físicas, químicas e biológicas, impede a perda de água, serve como um grande receptor para as sensações gerais protegem também contra a radiação ultravioleta, converte moléculas precursoras em vitamina D, funciona na regulação térmica e excreta certa substancia, através das glândulas sudoríparas.

2.1- GLÂNDULAS DA PELE

Fonte: http://www.fotosantesedepois.com/glandulas-da-pele/

3- CAMADAS DA PELE

3.1- EPIDERME

A epiderme é uma camada mais externa e delgada, esta em contato direto com o ambiente externo, é composta por varias camadas de células epiteliais começando da mais profunda em direção a superfície.

Podem ser distinguidas cinco camadas, na: o estrato basal, estrato espinhoso, estrato granuloso, estrato lúcido e o estrato córneo.

Essas camadas são semelhantes a uma parede de tijolos, os queratinócitos são produzidos na camada basal e em sua evolução em direção a superfície sofrem processo de queratinização ou corneificação, que da origem a camada córnea, composta basicamente de queratina, uma proteína responsável pela impermeabilização da pele.

A renovação celular constante da epiderme faz com que as células da camada córnea sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras.

Alem dos queratinócitos, encontram-se também na epiderme os melanócitos, que produzem o pigmento que da a cor da pele (melanina) e células de defesa imunológica que são células de langerhans.

A epiderme as origem aos anexos cutâneos: unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. A abertura dos folículos pilos sebáceos (pelo+glândula sebácea) e das glândulas sudoríparas na pele formam os orifícios conhecidos como poros.

- Estrato basal é chamado também de estrato germinativo por conter células em divisão. As células recém produzidas movem-se para a superfície, para substituir a parte que foi descamada, segundo Ross (1993) e Fonseca e Souza (1984).

- Estrato espinhoso, tem essa designação porque as células parecem estar ligadas por espinhos ou filamentos, são células sem pigmento que não coram, com função ainda em discussão tem como responsabilidade nos processos imunitários perante substancias estranhas que por alguma razão tenham penetrado na pele.

- Estrato granuloso é composto por uma a três seriações de células muito escuras. São células achatadas, quase aderentes umas as outras, sem pontes intercelulares evidenciando sua desorganização na superfície da célula que esta em contato com a camada córnea através do espessamento da membrana celular os seus núcleos são dificilmente perceptíveis.

- Estrato lúcido é observado somente na epiderme palmar e plantar, é constituído por uma a três assentadas de células claras, translúcidas, muito alongadas de limites e sem núcleo.

- Estrato córneo é constituído completamente por queratina, que é uma proteína fibrosa muito resistente. A superfície do mesmo as células destacam-se e esfoliam-se. A função de proteção do organismo que a epiderme possui quase exclusivamente, a baixa permeabilidade da camada que não só oferece resistência a eliminação de água das zonas subjacentes e do organismo, mas também dificulta a entrada de água do exterior, bem como qualquer agente nocivo que sejam irritantes, tóxicos ou microorganismo.

Fonte: http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mII.pele.htm

3.1.1- CELULAS DA EPIDERME

Queratinócitos: elas são as mais numerosas e produzidas pelas células da camada basal. Sintetizam a queratina e, à medida que migram para a superfície, se transformam progressivamente, formando uma camada córnea ou queratinizada, caracterizada por células que, perdendo seus núcleos, suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com