TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação - Filme Black

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 6

Fundamentos da Educação- Filme Black

O relato emocionante baseado em fatos reais retrata as dificuldades de uma pessoa portadora de deficiência e o mal preparo das pessoas e a sociedade para conviver com esses portadores de deficiência. O filme mostra uma família rica anglo-indiana residente em shimla  que estava com total impossibilidade de se comunicar com sua filha, chamada Michelle McNally, pois a menina possuía deficiência auditiva e visual. Michelle era tratada como um animal, pois não podia entender ou se comunicar com seus familiares ela era impulsiva e agressiva, o mal preparo de seus pais levou Paul pai de Michelle a procurar ajuda e contratar um professor, para que pudesse se comunicar com ela.

Michelle uma criança sem possibilidade de se humanizar estava destinada a viver como um animal, pois não chorava, não ria, não escutava, não falava e, sobretudo não podia ver.  O processo de humanização só foi iniciado quando começou a participar do convívio humano, entendendo e se comunicando o mesmo, e foi introduzida no mundo do símbolo pela aprendizagem da língua de sinais. 

Porem como Michele era humana, apenas com dificuldades de se comunicar com seus familiares, possuía como todos os seres humanos o ato humano voluntário, sendo consciente da finalidade, isto é, o ato existe antes como pensamento, como uma possibilidade, e a execução é o resultado da escolha dos meios necessários para atingir os fins propostos.

O mundo cultural é um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criança encontra o mundo de valores já dados, onde ela vai se situar. A língua que se aprende, a maneira de se alimentar, o jeito de sentar, andar, correr, brincar, o tom da voz nas conversas, as relações familiares, tudo enfim se acha codificado. Sahai (professor de Michelle) através da esperança e de muita determinação foi quem possibilitou a humanização de michelle, o mesmo ensinou ela durante vários dias e anos através da língua de sinais, maneiras de se comunicar, entender e se relacionar com as demais pessoas, tornando assim uma pessoa que podia conviver com os demais na sociedade, sem ser tratada como um animal.

Michelle uma criança diferente impulsiva e agressiva, não entendia o certo e o errado, porem quando seu professor entra em sua vida tudo muda para ela e para sua família. Sahay ao observar michelle se alimentar juntamente a mesa com sua família, percebendo que ela não sentava a mesa, mas sim ficava passando de lugar a lugar e queria comer uma pequena quantidade de alimento com as mãos  de cada pessoa que estava ao redor da mesa sentada, concluiu que seus familiares eram incapazes de educar michelle. Quando michelle se aproxima de seu lugar ele não permite que ela coma de seu alimento, despertando agressividade em michelle, destruindo todos os talheres que estavam ao seu redor, forcando sahay a segura-la, deixando Paul  (pai de Michelle) nervoso, não contente com os atos do professor, porem  (nome) (mae de Michele) ao convencer Paul a sair da sala onde estavam almoçando, da uma chance de sahay tentar controlar michelle.

O professor ao controlar michelle através da força, pois suas tentativas de se comunicar com ela não deram certo, controla ela, deixando (MAE MICHELLE) Feliz e cheia de esperanças, porem mesmo vendo os resultados de sahay com michelle,   Paul não fica contente pois acreditava q por sahay ser alcoólatra ele iria bater em michelle sempre, e tenta fazer com que o professor desista e vá embora, ele acreditava que por Michelle ser filha dele, era responsabilidade dele sua educação. Porem Sahay estava decidido a fazer com que michelle se tornasse uma pessoa que pudesse se relacionar com a sociedade, aproveita a saída de Paul de 20 dias para aplicar seus conhecimentos e ensinar a ela língua de sinais e a perder seus medo.

O professor utilizou de métodos para uma melhor aprendizagem de Michele, o primeiro mudou a casa tornando tudo novo para ela, sem nada, apenas paredes vazias, mudando ate o cheiro da sala. Sahay dizia q tudo q Michele tocava ou comia, tinha um nome para ela: como um significado, ensinar-lhe-ei e falar através de sinais, ele acreditava que enquanto michelle não estivesse segura na própria casa isso não poderia acontecer. O segundo método utilizado foi somente ele teve o direito sobre michelle, tornando ela dependente apenas dele isolando michele, nem mesmo a mãe podendo entrar na sala.

Sahay não pedia nada nem salario nem favores nada, nem álcool, apenas pedia tempo, apenas pedia a posse de Michelle. (mae da michelle) Ao conceder a posse de michelle ao professor, o deixa extremamente feliz, como possuía uma forte alto estima, nunca desistindo, acreditava que todos passavam por uma escuridão, e que ele e michele passariam por essa juntos.

Dês de então começa a ensinar michelle a língua de sinais, o professor desenvolve algumas maneira para que michelle entender a língua de sinais, com a utilização de um bolo ele inicia o processo humanização da mesma. Ao descobri que michelle tinha medo de agua, tenta fazer com que ela tire aquilo da cabeça, fazendo com que ela perceba que não há em que temer, sendo a palavra agua a primeira ensinada para michelle.

Michelle estava sendo introduzida como pessoa no mundo, iniciasse o processo de cultura em Michelle, pouco a pouco  ia aprendendo, ao falar suas primeiras silabas Michelle desperta emoção em seus pais. Começando a ser admirada por todos pelas suas habilidades, Michelle inicia seu sonho de se formar, tentando entrar em uma escola normal michelle ao ser entrevistada relata o por que quer estudar e responde corretamente todo questionário, conquistando sua vaga na universidade.

O primeiro presente que michelle recebeu de seu professor foi uma muleta, pois assim ela poderia andar independente, era o principio de uma nova vida e de novas sensações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com