TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do filme Black

Por:   •  6/3/2017  •  Resenha  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE REGIONAL DA BAHIA

PSICOLOGIA

ANNA RAFAELLA OLIVEIRA ARAÚJO

DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS

SALVADOR

2015

ANNA RAFAELLA OLIVEIRA ARAÚJO

DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS

   

Resumo de Psicologia para Portadores de

Deficiência referente a AV II, 5º semestre do curso de

 Psicologia da Faculdade Regional da Bahia,

 como requisito para obtenção de nota parcial.

Professora: Haianna Alves

SALVADOR

2015

A deficiência já foi como um drama pessoal ou familiar, com explicações religiosas que a aproximaram ora do infortúnio, da benção divina em quase todas as sociedades. Com o modelo social a deficiência passou a ser compreendida como uma experiência de desigualdade por pessoas com diferentes tipos de impedimentos: não são cegos, surdos ou lesados em suas particularidades corporais, mas pessoas com impedimentos, discriminadas e oprimidas pela cultura da normalidade, foi nessa aproximação dos estudos sobre deficiência dos estudos culturalistas que o conceito de opressão ganhou legitimidade argumentativa: a despeito das diferenças ontológicas impostas por cada impedimento de natureza física, intelectual ou sensorial, a experiência do corpo com impedimentos é discriminada pela cultura da normalidade.

A deficiência múltipla é a ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente sejam deficiências intelectuais, físicas ou ambas combinadas. Não sendo somente simplesmente a consequência de uma incapacidade; é também, em parte, uma situação imposta pela sociedade.

A múltipla deficiência é uma situação grave e, felizmente, sua presença na população geral é menor, em termos numéricos. As causas podem ser pré-natais, por má formação congênita e por infecções virais como rubéola ou doenças sexualmente transmissíveis, que também podem causar deficiência múltipla em indivíduos adultos, se não tratadas.

Os psicólogos nas redes de serviços de educação especial, relata sobre os desafios em face da inclusão, aborda que educar se configura como um processo amplo de construção e de reconstrução do conhecimento que surge nas interações entre as pessoas, distinguindo-se enquanto valores, ideias, percepções interesses, capacidades, estilos cognitivos e aprendizagens.

Os profissionais especializados e os familiares de pessoas com múltipla deficiência focalizavam sua atenção no que estas pessoas não podiam fazer, em suas desvantagens e dificuldades. Atualmente temos uma postura diferente: preocupamo-nos em descobrir quais são as possibilidades que a criança apresenta e quais são as suas necessidades, em vez de destacar suas dificuldades. O modo como cada deficiência afetará o aprendizado de tarefas simples e o desenvolvimento da comunicação do indivíduo varia de acordo com o grau de comprometimento.

A escola pode ser considerada um local em que a riqueza de experiências é motivada pela diversidade de pessoas, de cultura, de opiniões, de classes sociais, religiões, etnias, dentre outras. No entanto, por muitas décadas, alunos com deficiência não fizeram parte desta diversidade, cumprindo sua escolaridade em escolas especializadas de atendimento a pessoas com suas deficiências.

No processo educativo é preciso ficar atento às competências do aluno com deficiência múltipla, usando estimulação sensorial e buscando formas variadas de comunicação, para identificar a maneira mais favorável de interagir com o aluno. É por meio das sensações que as pessoas com deficiência múltipla aprendem sobre as coisas que estão a sua volta; é necessário estimular a descoberta da sensibilidade com diversos tipos de toque e movimento.

As instituições que recebem os casos de múltipla deficiência costumam atender principalmente casos de surdocegueira, que combinam as deficiências auditiva e visual. A pessoa que tem surdocegueira não pode ser comparada com um surdo nem com um cego, pois a pessoa com cegueira e a pessoa surda utilizam seus sentidos de forma complementar: a pessoa com deficiência visual trabalha mais sua audição e a pessoa surda conta mais com sua visão. No caso da surdocegueira, esta complementação não acontece - é uma outra deficiência.

Para obter resultados positivos é necessário que disponibilize capacitação que aborde aspectos da deficiência múltipla, surdocegueira que ofereça referencial teórico, definições e estratégias para que o professor inicie seus estudos sobre estas deficiências e busque cada vez mais ampliar o seu olhar e aprimorar sua prática enquanto regente em salas de aula cada vez mais heterogêneas tendo como objeto refletir sobre a inclusão, conhecer as especificidades de cada deficiência.

O filme Black conta a história de uma jovem chamada Michelle McNally que ficou cega e surda, alguns meses depois do seu nascimento; e devido não saber como superar as suas limitações físicas e, também, por não ter ninguém da sua família que lhe compreendesse tornou-se uma garota triste, violenta, grosseira e amarga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com