TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Black

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - “Prof. José de Souza Herdy”

UNIGRANRIO – GESTÃO CONTEMPORÂNEA

Ana Beatriz Lima Sobrinho - 1102021

Karina Correia Pinto - 2029211

Luís Claudio Silva de Freitas - 1102019

Marcos Lima da Silva - 1101889

RESENHA SOBRE O FILME BLACK

Santa Cruz da Serra – RJ

2014


Resenha sobre o filme Black

O filme Black, retrata uma trama onde o enredo principal gira em torno de várias emoções e diferenças, inicialmente vividas dentro de um contexto familiar, por uma moça (Michelle) que nasceu com deficiência visual e auditiva. Porém diferenças as quais ela teve que encarar durante sua vida.
O filme aborda principalmente a questão do preconceito em relação a pessoas com necessidades especiais, que logo a primeiro momento é mostrado quando uma família tem uma filha recém nascida que se recuperou de uma grave doença, todavia que perdera a visão e audição. O preconceito é evidenciado inicialmente no fato em que os pais não conseguiam aceitar a condição de sua filha, a qual era tratada como incapaz e até mesmo como débil mental, fato que prejudicou Michelle, pois teve uma infância marcada por sofrimento e rejeição paterna. Quando a este ponto do filme, defendo que o apoio familiar bem como aceitação de uma condição de diferença influencia no comportamento de uma pessoa com necessidades especiais, o carinho e o afeto marcam a trajetória de qualquer ser humano principalmente no que tange à inclusão familiar, fato que a principio não é observado no filme, pois a protagonista chega a ser comparada como um animal, tanto no que diz respeito ao tratamento dado pelos pais quanto o comportamento agressivo expressado pelo personagem Michelle.
A dificuldade de aceitar a situação de Michelle, fez com que seu pai cogitasse tentar internar ela em um manicômio ou algo parecido. Pois bem, a família vivia alguns transtornos, contudo não se davam conta que sua filha era reflexo de um grande sofrimento, a escuridão, a qual não representava somente a ausência de luz mas tambem o silêncio, a falta de carinho, o pouco amor recebido e consequentemente pouco recíproco. 
A escuridão na vida de Michelle é o motivo para o filme se chamar Black, pois sua vida estava negra, até o momento em que ela começa ser educada por um professor. Quanto os métodos de ensinos adotados pelo professor para ensinar Michelle, considero um tanto radical, porém que se fez necessário, pois a família não foi capaz de educá-la conforme as sua necessidades.
A rejeição inicial pelos métodos do professor foi apenas um mecanismo de defesa para Michelle, pois seu mundo era estranho, ela se expressava de uma forma, gritos e gestos simples, que apontavam o que ela estava sentindo e tudo então era novo para ela. Até que aos poucos a confiança em seu professor foi fazendo com que ela progredisse no aprendizado das coisas à sua volta, tanto em comunicação, quanto em um novo desenvolvimento afetivo.
O tempo foi passando e Michelle foi progredindo em seu aprendizado, o que se tornou possível graças à dedicação exclusiva de seu professor, que esteve ao seu lado não somente como educador, mas como alguém emocionalmente importante na vida de Michelle, pois dividiam juntos momentos de alegria e tambem de tristeza.
Neste sentido faço lembrar que todo progresso na vida de Michelle foi contribuindo para sua aceitação familiar, o que somado com o incentivo de seu professor fez com que Michelle superasse seus limites cursando uma universidade, e sua força de vontade atrelada ao grande sentimento e respeito que tinha pelo seu professor fez com que ela não desistisse dos seus sonhos. Mesmo demorando 12 anos para se formar, Michelle foi vencedora. Faço lembrar que fatores como falta de recursos adequados para estudo com livros adaptados a sua linguagem, falta de estrutura e métodos de avaliação apropriados contribuíram para que Michelle sentisse grande dificuldade e pensar em desistir.
Também é interessante notar a necessidade que Michelle tem desenvolver um laço afetivo com seu professor, a qual o enxerga não somente como mestre mas também como homem, pois o vê como a única pessoa presente em todos os momentos felizes de sua vida. Tal afeto influencia de maneira direta em seu desempenho acadêmico, de forma que quando seu professor se estressava e gritava com ela, sua concentração diminuía e seu progresso era mínimo nas disciplinas da universidade.
É interessante frisar que o comportamento do professor sempre interfere na forma de aprendizado de seus alunos, podendo o raciocínio do filme ser estendido para nossa realidade, onde a forma de ensino e tratamento pode causar progresso ou atraso do aprendizado do aluno, visto que ser humano é dotado de muitas emoções. 
Também é evidenciado no filme um sentimento constante na vida do ser humano, a inveja, esta emoção é fortemente abordada quando a irmã de Michelle sempre procura uma maneira de receber toda atenção da família e nunca conseguiu, pelo fato das necessidades de Michelle sempre serem motivo de superação e exemplo.
Mas o que mais chamou atenção é o fato de que a família rejeitava sua filha porque achava que ela era incapaz e que este cenário mudou quando ela começou a ser educada e evoluir em conhecimento. Michelle tornou-se querida pois passou a se expressar e a explorar o mundo a sua volta. É interessante notar que toda a sua família aprendeu a se comunicar com ela com o passar do tempo, o que nos leva a concluir que para o portador de necessidades especiais ser aceito não é ele que tem que se adequar a sociedade e sim a sociedade que tem que se adequar a ele, afinal o conhecimento, o saber é algo que independe da forma como nos expressamos, e todos somos igual em inteligência e capacidade de aprender independente de limitações físicas que podem ser superadas.
O filme nos mostra a partir da história de Michelle e seu inseparável professor que disciplina e desafios faz com que os alunos alcancem seus objetivos e sonhos, que aos olhos de muitas pessoas são impossíveis de serem alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (456.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com