TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE O FILME BLACK

Por:   •  17/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.584 Palavras (11 Páginas)  •  1.228 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE MARABÁ – FACIMAB

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior

RELATÓRIO SOBRE O FILME BLACK

Elissandra Garcez Carvalho

Caldas Novas - Goiás

2012

ELISSANDRA GARCEZ CARVALHO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
[pic 1]

LATO SENSU EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

RELATÓRIO SOBRE O FILME BLACK

 

Relatório do filme Black, apresentado como requisito parcial para aprovação no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá - FACIMAB.

Caldas Novas - Goiás

2012

RESUMO

Inspirado na vida da escritora indiana Helen Keller, Black, um belíssimo filme indiano, conta a história da jovem Michelle, uma jovem cega e surda. Suas deficiências físicas a tornam uma pessoa amarga e violenta. Sua tristeza é completa até que ela conhece Debraj, seu novo professor, que apesar de ter problemas com a bebida, dedicou a sua vida para ensinar Michelle a superar seus obstáculos, encontrar a luz do conhecimento, da sabedoria ou mesmo da vitória.

Palavras-chave: Afetividade; Luz; Conhecimento; Superação.

ABSTRACT

Inspired by the life of Indian writer Helen Keller, Black, a beautiful Indian film tells the story of Michelle Young, a young blind and deaf. His physical disabilities to make a person bitter and violent. His sorrow is complete until she meets Debraj, his new teacher, who despite having problem with drink, has dedicated his life to teach Michelle overcome their obstacles, find the light of knowledge, wisdom or even victory.

Keywords: Affection; Light; Knowledge; Overrun.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.        06

2. DESENVOLVIMENTO.        07

2.1. FATO CONCRETO.        09

2.2. PROPOSTAS E PROPÓSITOS.        09

2.3. RECURSOS E MÉTODOS.        10

2.4. CONFLITOS EXISTENCIAIS.        10

2.5. ASCENÇÃO E DECADÊNCIA.        10

2.6. CONQUISTAS E SUPERAÇÕES.        11

2.7. ESPIRITUALIDADE ENVOLVENTE.        11

3. CONCLUSÃO.        12

4. BIBLIOGRAFIA CITADA        15


LISTA DE FIGURAS

[pic 2]

Figura 1. Filme        07

Figura 2. Dificuldades        09

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo apresentar informações relativas ao filme Black, onde a primeira metade do filme é uma adaptação da autobiografia de Helen Keller - A história da minha vida, livro que inspirou o filme O milagre de Anne Sullivan (The Miracle Worker), filme estadunidense de 1962, do gênero drama biográfico, dirigido por Arthur Penn.

Michelle McNally (Rani Mukherjee) é uma garota que perdeu a visão e audição alguns meses após o seu nascimento, passando a viver em um mundo negro, isolada na escuridão de sua própria existência, presa por sua incapacidade de ver, ouvir e expressar-se.

Seus pais, desesperados com a situação da sua filha, contratam o professor Debraj Sahai (Amitabh Bachchan), idoso e alcoólico, trabalha com deficientes auditivos e visuais, adotando métodos pouco convencionais no ensino de seus alunos, todavia, sempre visando benefícios a longo prazo. Após muitos anos, Michelle aprende bastante, tornando-se mais relaxada e expressiva, tornando-se capaz de dançar habilmente, por sinais.

Debraj convence o diretor de uma universidade a conceder-lhe uma entrevista, e sua aluna torna primeira pessoa surda-cega a estudar naquela universidade. Infelizmente, nem tudo são flores! Debraj desenvolve a doença de Alzheimer e, lentamente, se esquece de tudo, incluindo todas as palavras e seus significados.

        


DESENVOLVIMENTO

O filme inicia com a cena de Michelle, 40 anos, em busca de Debraj, seu professor, que não se encontravam há doze anos. Desejava que o mesmo voltasse para perto dela. Depois de tamanha espera, ela o reencontra, porém, o mesmo portava o Mal de Alzheimer. Debraj não recordava de nada, nem como falar, mas Michelle acredita em sua recuperação. Ela passou a escrever a sua história, em braile, com o intuito de contribuir para que Debraj se lembrasse de seu passado. A partir desta deixa, o filme Black passa a contar a história de Michelle.

[pic 3]

Figura 1

Como já apresentado, Michelle era cega e surda, tratada como um animal. A cada dia, durante anos de sua vida, sofria ou desencadeava um novo acidente. Seu pai a surrava por falta de paciência, chegando a pensar em enviá-la a um manicômio, porém, sua mãe sempre a defendia. À procura de um local que Michelle pudesse se desenvolver, seus pais localizaram uma escola, com um professor experiente. Neste momento, inicia-se a longa amizade com Debraj, seu professor. Porém, o início desta amizade solidificou-se vários dias após o início do trabalho de Debraj com Michelle. Ela comia com as mãos, tinha medo da água, entre outras características. Seus pais a avaliavam como um ser incapaz, enquanto Debraj mostra exatamente o contrário, demonstrando que ela era capaz de aprender e sociabilizar-se, até mesmo, segundo sua técnica: voar.

Através dos dedos, a voz dos surdos, ensinou-a a língua de sinais. Através do tato, juntamente com a superação do maior medo de Michelle, a água, passou a ensinar o significado das palavras.

O longa metragem passa anos e volta a mostrar Michelle com um novo sonho: matricular-se em uma universidade. Aprovada em uma entrevista, ingressa no curso de artes. Neste momento, surgem os conflitos com sua irmã que não compreende a atenção constante dedicada à Michelle.

Com o ingresso na universidade Michelle busca uma nova vida, com maior autonomia, passando a morar com uma amiga e a utilizar bengala, para sua independência. Novas portas se abrem, novas amizades surgem e, como apresenta o filme, foi o momento mais feliz de sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (211.6 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com