TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fungos - Identificando-os no dia-a-dia

Por:   •  5/5/2015  •  Abstract  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Reconhecendo fungos.

Eucariotos, os fungos não tem a capacidade de produzir seu alimento e nem são plantas ou próximos filogeneticamente destas, diferente do que várias pessoas pensam. Há muita diferença entre fungos e plantas, por isso foram classificados em um reino diferente, o reino Fungi.

Há fungos que se alimentam de matéria em decomposição e estes não são prejudiciais à nossa saúde, mas há aqueles que se alimentam de matéria viva, e esse sim são danosos ao homem.

Atualmente se tem datado que há mais de 70 mil espécies de fungos, porém especialistas imaginam haver cerca de 1,5 milhão de espécies.

Os fungos, junto às bactérias apresentam o importante papel de reciclar a matéria orgânica, sendo fundamentais para o equilíbrio orgânico do planeta.

Certas espécies de fungos são muitos utilizados na produção de alimentos e medicamentos, além de algumas serem prejudiciais ao homem. Em 1920, em um fungo chamado Penicillium, cientistas acharam um composto que destruía bactérias. Foi após isso que os fungos começaram a ser utilizados na produção de antibióticos e outros fármacos.

Os fungos podem ser divididos em basicamente dois grupos.

MACROFUNGOS - representados pelos COGUMELOS, importantes como alimento e em toxicologia (tóxicos e alucinógenos). Recentemente muitas pesquisas estão encontrando indícios de atividade imunomoduladora neles. Embora ainda não totalmente aceita e comprovada (mas fartamente explorada no bom e no mal sentido por várias pessoas), essas atividades são uma promessa interessante para uso terapêutico complementar.

MICROFUNGOS - representados pelos BOLORES e LEVEDURAS, com inúmeros aspectos importantes para o homem.

1. INTRODUCTORY MYCOLOGY - C.J. Alexopoulos / John Wiley & Sons, Inc.

2. THE FUNGI - Michael Carlile & Sarah Watkinson / Academic Press - Harcourt Brace & Company, Publishers.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com