TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO AMBIENTAL - UNISUL

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.403 Palavras (10 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Jairo Afonso Henkes

Nome do aluno:

Data: 05/05/2015

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Prezado aluno:

Estamos desenvolvendo um Projeto Inovador em nossa Universidade, com embrião no Campus Unisul Virtual. Trata-se de um projeto de concepção, estudos, pesquisas, práticas educacionais e de extensão, ligados à área de educação ambiental. Informamos que este será um projeto transversal, envolvendo e interagindo com alunos, professores, comunidade acadêmica e sociedade, permeando todos os cursos e, possivelmente, todas as Disciplinas, Certificações e Unidades de Aprendizagem constantes no portfólio da Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina. Este projeto denomina-se “Observatório de Educação Ambiental” e estará disponível em uma Comunidade Virtual, em espaço próprio no EVA, com o título “Observatório de Educação Ambiental”, anexo ao Portal da Unisul e EVA.

Você irá participar do Projeto por meio desta disciplina, quando se pretende realizar uma investigação e diagnóstico de casos relacionados com ações antrópicas sobre o ambiente, estarão presentes fatos reais e registro desses fatos, além de intervenções comprovadas. Sua ação será de relatar os acontecimentos, com fontes comprovando o caso, apontar o que for solicitado na AD e propor intervenções a partir da sua percepção da realidade demonstrada e de ações desencadeadas em relação ao fato, enquanto acadêmico do Curso e desta Unidade de Aprendizagem.

Seu trabalho será avaliado e poderá integrar o grupo de trabalhos submetidos e publicados no Observatório de Educação Ambiental, que está em fase final de projeto e concepção.

Ao estudar a Unidade de Aprendizagem Gestão ambiental e Desenvolvimento Sustentável, você pode compreender que os ecossistemas alteram suas composições em resposta às mudanças das condições ambientais, ou seja, qualquer ação aplicada a determinado meio acaba repercutindo em todas as estruturas e espécies que nele vivem, afetando a qualidade ambiental. Com isso em vista, realize as seguintes atividades:

1) Pesquise algum caso de gestão ambiental na aviação civil, que tenha sido organizado ou evidenciado em alguma organização que atua no transporte aéreo, ou presente em Artigo publicado em uma revista eletrônica ou impressa, que aborde questões relativa à sustentabilidade no meio aeronáutico. Em seguida apresente, por meio de um texto de no mínimo 15 linhas, a situação/forma como foi tratada a referida questão, com destaque para o foco ambiental do caso. (3,0 pontos)

Resposta:

Desenvolvimento Sustentável pode ser entendimento como o provimento de melhores condições para as pessoas e para o ambiente, tanto hoje quanto para um futuro indefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é o mesmo que "suprir as necessidades da geração presente, sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".

Com o avanço tecnológico em desenvolvimento constante, o mercado aeronáutico é um dos principais focos de aplicação de investimento. Com a substituição de aeronaves antigas por modelos cada vez mais inovadores, a quantidade de aeronaves abandonadas em pátios de aeroportos está cada vez mais abundante, como exemplo, o aeroporto de Jacarepaguá – Rio de janeiro, onde dezenas de aviões sucateados estão abandonados há anos, aguardando processos administrativos e outros procedimentos burocráticos para, enfim, elas servirem de retirada de peças ou reciclagem de material.

Existem diversas formas de se aproveitar a aeronave após entrar em seu estado obsoleto. As aeronaves podem ser utilizadas, sem que sejam completamente desmontadas, como hotéis, restaurantes, parques de diversão, monumentos, habitat para espécies marinhas dentre outras, evitando que fiquem aglomeradas nos chamados ´Cemitérios de Aviões´, que, muitas das vezes, ficam em locais dentro dos próprios aeroportos.

As aeronaves sucateadas ocupam grande espaço físico e representam perigo à saúde pública. As carcaças viram foco para transmissão de doenças, como o mosquito de dengue (Aedes aegypti), além de se transformar em obstáculo para a expansão das instalações e manutenção das áreas aeroportuárias.

2) Apresente o texto do artigo ou relatório da empresa de onde você colheu as informações que apresentou na questão 1. Indique o link da Internet onde buscou o Artigo ou Relato, e referencie no formato da ABNT sua fonte. (3,0 pontos)

Resposta: Aeronaves aposentadas são reutilizadas com criatividade

Maneiras diferentes de se reaproveitar aviões em novas utilidades

Meio de transporte necessário a viagens de longa distância, o avião se transformou em tecnologia fundamental à indústria do turismo bem como ao ambiente dos negócios, fatores determinantes para o crescente tráfego aéreo no mundo. Por outro lado, o transporte aéreo impõe repercussões ambientais significativas, sejam locais ou globais. Localmente destacam-se efeitos como o nível de ruído imposto às adjacências de aeroportos, emissões associadas à combustão de querosene que prejudicam a qualidade do ar tornando-o perigoso aos seres vivos e também as ocupações dos terrenos necessários à infraestrutura aeroportuária, o que compreende zonas de proteção acústica, efeitos de contaminação luminosa, reserva de espaço aéreo a voos comerciais e faixas do espectro radioelétrico destinadas às comunicações da aviação civil. Com relação aos efeitos de alcance global podem ser mencionados o consumo de matérias-primas não renováveis, dentre elas metais importantes para a indústria aeronáutica como o titânio e derivados de petróleo na condição combustível,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com