TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento E Assistencia De Enfermagem

Monografias: Gerenciamento E Assistencia De Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

BINÓMIO: GERENCIAMENTO E A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Profº: Fernando

Sorocaba, 30 de Setembro de 2014.

Introdução

Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna é considerada a primeira administradora hospitalar, demonstrou em vários estudos a importância do conhecimento a cerca das técnicas e instrumentos administrativos pelas enfermeiras, para a organização do ambiente terapêutico e na sistematização das técnicas e dos procedimentos de cuidado de enfermagem.

O que se percebe é uma dificuldade conceitual por parte da enfermagem relacionada ás ações de gerência do cuidado de enfermagem, á medida que a maioria delas, não tem a compreensão de que seu processo de trabalho envolve o cuidar (ações de cuidado direto) e o administrar (ações de cuidado indireto), possibilitando o desenvolvimento de uma pratica profissional diferenciada.

A inter-relação que envolve a gerência e a assistência de enfermagem necessita de instrumentos para sua efetivação, tais como: Função a ser desenvolvida pela enfermagem que requer competências para administrar o setor, desenvolvimento de atividades técnica e assistencial e para a administração de pessoal, as ações administrativas têm como objetivo um único produto o cuidado de qualidade para o cliente.

A assistência de enfermagem é formada por uma equipe de auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e o profissional enfermeiro (a). Durante os cuidados diretos aos clientes uma vez prescritos pelo médico e enfermeiros como procedimentos técnicos, administração de medicamentos, preventivos e de reabilitação.

As funções do enfermeiro englobam planejamento, organização, direção, coordenação e controle das ações executadas nas unidades assistenciais da instituição, capacitação de sua equipe, é responsável também pelo gerenciamento de unidades que envolvem prever, prover, manter e controlar recursos materiais, humanos e financeiros, a fim de garantir o funcionamento do serviço prestado pela equipe de enfermagem.

A qualidade assistencial de enfermagem prestada ao cliente em unidade hospitalar está diretamente ligada ao gerenciamento aos cuidados indiretos do profissional enfermeiro, que por este garantem a integralidade da assistência.

O desenvolvimento do processo gerencial inclui desde a formação e preparação da equipe de pessoal, capacita e ensina organização dos setores de trabalho e material, fornece condições adequadas para o desempenho da assistência do cuidado, e garante a segurança dos trabalhados e clientes. Sendo assim uma importante ferramenta de trabalho, indispensável na organização e elaboração de normas e estratégias.

A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) também é uma ferramenta gerencial importante para prestar uma assistência de qualidade ao cliente, porque além de planejar a assistência que atenda a necessidade do cliente ela possibilita avaliar os resultados de sua equipe.

Gerenciamento dos Recursos matérias

É o processo realizado pelo enfermeiro gerencial, envolvido na manutenção de recursos materiais e que define desde uma programação, classificação, especificação e padronização dos mesmos. Passando por licitações e controle de qualidade, recepção desses materiais, armazenamento e distribuição. Controle da quantidade e qualidades dispensadas; ainda devendo adequar a equipe ao uso corretos dos materiais.

É indispensável ao enfermeiro o conhecimento sobre a qualidade do material assim como a importância de aplicá-lo, sua participação é fundamental durante a escolha e essencial na organização e controle.

Gerenciamento dos Recursos financeiros

Depende de um processo administrativo, de distribuição racional do uso dos materiais e organização pessoal, de forma coerente com a finalidade de garantir a qualidade.

Refere-se aos gastos em saúde e a enfermagem, relacionada à insuficiência de recursos, dificuldade de controle dos gastos. Ainda fatores como o envelhecimento da população, avanço tecnológico, prestação do serviço, expansão da cobertura, falta da capacitação dos gerentes.

O controle dos custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com