TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Por:   •  13/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Disciplina: Gerenciamento Ambiental

Docente: Letícia Moratelli

 Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Ederson Marcon

Dênis Vinícius Züell

Matheus Almeida

Matheus Bonni

Vinícius André dos Santos

11/06/2014

VALORIZACAO

        À questão de valorização de resíduos vem diminuindo o descarte de recursos nos aterros sanitários, esta questão vem crescendo nos últimos anos pelo fato da crescente procura de matérias primas limitadas, aliando-se ao fator do aumento exponencial de resíduos sólidos descartados no ambiente sem total necessidade.

        O descarte de um objeto sem nenhuma preocupação pode ser o modo mais fácil nos dias de hoje, também, pode se dizer que é uma via de curto prazo mais barata do processo de eliminar os resíduos das urbes, os problemas devido a este ato inerente a um aterro sanitário são imensos.

        O desenvolvimento de tecnologias propunha alianças a legislação que impõe gradualmente a indústria produtora de bens a obrigatoriedade de seus produtos finais serem passivos de reciclagem. Já é possível proceder à valorização de uma grande parte de resíduos, assim obtém-se uma forma cada vez mais autossustentável.

        Abaixo se tem uma imagem que tende a mostrar o máximo de tentativas da valorização de resíduos, o mesmo chega a um ponto de mínimo, onde não pode ser feito nenhum outro tipo de reaproveitamento, então é feito o descarte. (Imagem retirada do livro: “Qualidade Ambiental: ISO 14000”, 2012).

[pic 2]

        A valorização de resíduos consiste em agregar valor àquilo que normalmente seria descartado como lixo. São considerados processos de valorização de resíduos a reciclagem, a compostagem, o aproveitamento energético de aterros e o co-processamento de resíduos industriais, entre outros.

        Se for tecnicamente viável, a valorização de um resíduo é uma alternativa superior ao seu descarte, pois, além de contribuir para a solução de um problema ambiental, pode ajudar a reduzir os custos de produção e os de disposição final dos resíduos não valorizados. Essa valorização, quando bem administrada, faz que o resíduo de uma empresa tornar-se matéria prima em outra.  

        APLICAÇÕES

        A valorização pode ser alcançada através da extração, recuperação e tratamento de resíduos descartados. Podem-se detalhar algumas destas atividades e juntamente da mesma, obter-se a percepção de como cada uma é formulada. Abaixo estão alguns exemplos citados no paragrafo anteriormente:

        Triagem: Neste procedimento, faz-se a separação dos resíduos recicláveis tornando-os reaproveitáveis para um ciclo produtivo.

        Compostagem: Trata-se de um método semelhante à triagem, porém neste meio são os resíduos orgânicos reaproveitados.

        Aterro Sanitário: Se destinam os resíduos que não se encaixam nos itens anteriores, seguindo normas operacionais específicas de proteção e controle de poluição ao meio ambiente e saúde pública.

        Captação, queima de biogás e aproveitamento energético: Nestes processos, faz-se a captura de biogás gerado em aterros sanitários. Este material, composto de CO2, metano, entre outros, pode ser utilizado também como fonte de produção de energia.

        VANTAGENS E DESVANTAGENS

        Na pecuária podemos encontrar a produção de biogás, na mesma pode ser usada à técnica de valorização de resíduos. A valorização energética dos resíduos derivados das instalações pecuárias gera a vantagem de se obter a produção de energia renovável, a redução de emissões de gases de efeito estufa (Metano), a diminuição de odores e propagação de insetos, a eliminação de substâncias patogênicas fonte de poluição da água. A mesma ainda possui algumas desvantagens, bem como produção de sulfeto de hidrogênio, amônia e nitratos, estas substâncias são prejudiciais aos seres humanos.

        A compostagem é outro processo que permite a reciclagem por meio da fermentação de resíduos sólidos produzidos pelos meios urbanos. A mesma decomposição é caracterizada pela presença do calor, que é o principal fator influenciador do processo. Este meio só possui vantagens, pois pode ser realizado em qualquer zona e ao mesmo tempo representa uma solução eficaz para a componente orgânica. A resultante pode ser aplicada na agricultura. Este não possui nenhum impacto negativo.

A valorização traz juntamente consigo algumas desvantagens, tais como investimento inicial alto, em alguns casos, provocado pela compra de maquinários, equipamentos ou mão de obra. Os materiais utilizados também podem apresentar algumas especificações, havendo a necessidade de pesquisas sobre, periculosidade caso o material seja toxico como tintas ou reações químicas eventualmente ocasionáveis. Viabilidade na utilização para que se tenha a finalidade desejada e também deve haver um estudo financeiro sobre o investimento do processo, benefícios e resultados do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (280.1 Kb)   docx (113.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com