TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Germinação de Sementes de Feijão

Por:   •  8/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE -UFAC

CAMPUS FLORESTA

CENTRO MULTIDISCIPLINAR

BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DISCIPLINA DE GENÉTICA BÁSICA

 

                         

 Acadêmicas: Andressa Cristina Melo,  Antônia Fabiana, Maria Vivilane Melo e Marie Lima.

Professor: Rogério Oliveira de Souza

" Relatório da aula prática da disciplina de Genética Básica, 3º período de Bacharelado em ciências Biológicas.

                                         

                                        Cruzeiro do Sul-Acre   2015.

RELATÓRIO- AULA PRÁTICA

GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE DIFERENTES

VARIEDADES DE FEIJÃO

AGRADECIMENTOS

        A Jesus Cristo amigo sempre presente, em todos os momentos de nossas vidas, ao Professor Rogério Souza por toda dedicação ao ensinar, que nos acompanhou, transmitindo tranquilidade, pelo apoio, compreensão e amizade. Aos amigos, pelas tristezas e dores compartilhadas. Com vocês, a pausa entre um parágrafo e outro de produção melhora tudo o que produzimos na vida.

ÍNDICE

  1. RESUMO...........................................................................
  2. INTRODUÇÃO..................................................................
  3. OBJETIVO.........................................................................
  1. GERAL.........................................................................
  2. ESPECÍFICOS...............................................................
  1. MATERIAIS E MÉTODOS................................................
  2. RESULTADOS E DISCUSSÃO..........................................
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................
  4. ANEXOS..........................................................................
  5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................

RESUMO

A atividade prática foi realizado no laboratório de Genética Básica, da do curso bacharel em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Acre, com o objetivo de avaliar as variedades de feijão e de acordo com as amostras identificar à altura, presença de cotilédones, a presença de folhas quanto a medição do seu comprimento e largura. Durante os procedimentos foram feitas as avaliações de grau de umidade inicial e final, no decorrer deste experimento, foram destacados que em feijão marrom (Phaseolus vulgaris), há um maior desenvolvimento na altura, presença de cotilédones e folhas. A outra variedade não apresenta cotilédones e tem pouca quantidade de folhas que estão intrínsecas. O número de sementes mortais aumentou gradativamente, devido as condições do ambiente.

INTRODUÇÃO

A cultura do feijão é muito utilizada para diversas pesquisas, com a capacidade de obter as informações que melhor caracterizam determinadas variedades, visando uma melhor produção no plantio. A sua fase mais importante, é a de germinação de sementes, possuindo resultado satisfatório apenas com as condições de umidade do solo favoráveis, para um melhor aproveitamento na produtividade. A escolha correta ao cultivar é um fator muito importante, bem como a escolha de regiões adequadas , o armazenamento e a qualidade das sementes produzidas.

     As sementes de boa qualidade são mais susceptíveis para germinar, emergir, produzir uma quantidade adequada de plantas saudáveis, visando a implantação das culturas. Os grãos de feijão tem um grande potencial nutritivo e serve de alimentação para a maioria da população, sendo uma fonte de proteína de baixo valor biológico, mas que constitui lisina, carboidratos e complexos.  

OBJETIVOS 3.1 GERAL

O objetivo deste trabalho é observar a caracterização morfológica de feijão, com a semeadura das sementes em bandejas, fazendo a medição das plântulas, a análise estatística e interpretação dos resultados.

3.2 ESPECÍFICO

  • Visualizar as características fenotípicas contrastantes entre as duas variedades de feijões;
  • Diferenciar as características morfológicas quantitativas e qualitativas nas variedades de feijões avaliados;
  • Aprender a fazer medições de comprimento, largura e espessura nas sementes nas duas variedades de feijão com o auxílio de Paquímero;
  • Elaborar e preencher os dados coletados em planilha eletrônica (Excel);

MATERIAL E MÉTODOS

  • 50 sementes de cada variedade contrastante de feijões adquirido em feira no município de Cruzeiro do Sul;
  • Paquímero;
  • Planilha Eletrônica (Excel)- Anexo 1;
  • Bandejas;
  • Substratos;
  • Régua;

                As aulas práticas foram realizadas, no laboratório de genética, localizado na Universidade Federal do Acre- UFAC, Campus Floresta, município de Cruzeiro do Sul, Estado do Acre, nos dias 13, 20 e 27, de novembro, e 11 de dezembro do ano de 2015, pelos os alunos do curso de bacharel em Ciências Biológicas, juntamente com a orientação do professor orientador da disciplina de genética básica. Inicialmente para que essa atividade fosse ser realizada,  a turma foi dividida em equipe de cinco discentes ( 5 ) por grupo, dessa maneira facilitando a atividade prática.

         Todos os procedimentos, como escolhas, separação de grãos e plantio dos feijões, e análises , como medições de altura e comprimentos, larguras de folhas, fora realizada em quatro ( 4)  etapas, sendo que as medições ocorreram em três ( 3) etapas, realizada a cada sete ( 7 ) dias. Foram observados os caracteres quantitativos, com as medições das sementes, quanto ao comprimento, largura e espessura dos feijões, com o auxílio do Paquímero.         Para a primeira etapa, que iniciou por volta de 9:30 h/min da manhã, utilizou-se, 50 sementes de feijão preto e 50 de feijão marrom, após separação das mesmas, sendo que foram selecionados os melhores grãos de sementes adquirida em feiras livres no município de cruzeiro do sul, (tabela1). Após a seleção foram feitas medições dos feijões, como comprimentos e larguras das sementes, e também análise de brilho, diferenciando-os em opaco, intermediário, brilhoso, em seguida foi realizado a semeadura em bandeja que foram estabelecidas de acordo com a ordem de medições e cores,  sobre possíveis cuidados quanto a quantidade de água, analisando ainda o brilho das sementes, diferenciando-os em opaco, intermediário, brilhoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (432.5 Kb)   docx (319.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com