TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambietal

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

Devemos entender que com o aumento da população mundial e com as mudanças de seus hábitos consumistas, a elevação do volume dos resíduos gerados é apenas uma das consequências significativas para a grande degradação.

Essas mudanças que estão acontecendo é devido a crescente urbanização e reestruturação das empresas, tudo porque as empresas estão mais preocupadas com a competitividade comercial.

A quantidade de resíduos químicos perigosos que aparecem no meio ambiente atualmente bastante ofensiva, o que fica difícil fazer uma classificação mais detalhada e que seja aceita universalmente. E cada dia que passa uma nova substância é disposto no meio ambiente, que torna mais complicado a identificação da substância.

O problema quanto a classificação está relacionada ao estabelecimento de valores de concentração admissíveis, pois prejudicam o estabelecimento de mecanismos legais, também depende das suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxidade.

Nos resíduos químicos perigosos neles estão incluídos produtos químicos, metais e solventes químicos que ameaçam os ciclos naturais por onde são despejados como mares, rios, solo e ar.

O Brasil possui legislação e normas específicas para trata de questões dos resíduos, algumas delas encontram-se na Constituição Brasileira: artigo 225 que fala da proteção do meio ambiente; Lei 6.938/81: institui a política Nacional do Meio Ambiente; Lei 6.803/80: trata do zoneamento industrial em áreas críticas de poluição.

Os métodos mais utilizados para disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos são: os aterros de armazenamento, lagoas superficiais, armazenamento em formações geológicas subterrâneas e injeções de poços, ambos têm por objetivo básico dessas alternativas é de evitar a circulação dos resíduos perigosos no meio ambiente, embora nem sempre isso seja com sucesso.

Estes tratamentos consistem em transformar, de alguma forma os resíduos em materiais menos perigosos, de acordo com cada transformação os tratamentos são classificados como físicos, químicos e biológicos, podem existir tratamentos que necessitem de mais de uma forma de transformação.

Para concluirmos a gestão de resíduos perigosos são de grande importância na gestão ambiental, por causa de suas características tóxicas e por não serem fontes pontuais de emissão, porque se não gerenciados de forma adequada se tornam extremamente perigosos ao meio ambiente. Foi verificado que aspectos como de armazenamento, transporte, acondicionamento, segurança e disposição final dos resíduos perigosos tiveram ótimos resultados assegurando a integridade do meio ambiente, pois foram feitos de forma muito mais cuidadosa e responsável, para evitar que os resíduos químicos perigosos contaminassem o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com