TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórias Contadas em “Fábulas Parasitológicas”

Por:   •  20/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Referência

LINARDI, Pedro Marcos. Fábulas Parasitológicas. São Paulo. Atheneu. 1998.

Resumo

Nas histórias contadas em “Fábulas Parasitológicas”, os parasitos se apresentam sob a forma de trofozoítos ou cistos, ovos, larvas ou adultos, dialogando ora com outros parasitos, ora com seus vetores e hospedeiros vertebrados, ou mesmo com o homem. O objetivo do livro é o de ensinar ou o de aprender parasitologia. No primeiro caso, auxiliando e motivando o professor napreparação das aulas; no segundo, complementando o aprendizado de estudantes pós-graduados, universitários e secundaristas, ou mesmo reciclando o público em geral. O diferencial do livro é informar de maneira bem-humorada e divertida, o que, no processo de memorização, é fundamental para uma boa associação entre personagens e fatos, ou parasitos e suas histórias.

Citações

“Ecótopo é o abrigo físico de um animal. A doenças de Chagas atinge, hoje, 12 milhões de pessoas na América Latina, ocorrendo desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina e constituindo uma das principais causas de morte súbita”. (LINARDI, 1998, p. 4)

“Os ovos são os elementos fundamentais da Patologia da esquistossomose, responsáveis pela formação dos granulomas. [...]” (LINARDI, 1998, p.15)

“A ingestão de ovos de Taenia solium leva à cisticercose. A ingestão de suas larvas, os cisticercos, acarreta teníase. Na natureza, o porco é o hospedeiro intermediário, e o homem o definitivo. [...]”. (LINARDI, 1998, p. 26).

“[...] a parasitologia de hoje vem enveredando por diversos campos, do molecular ao imunológico, do bioquímico à fabricação de vacinas, do controle natural ao biológico ou radiológico [...]” (LINARDI, 1998, p. 49)

“ser responsável por uma moléstia com fase aguda inaparente, na maioria das vezes, e uma forma crônica que pode se expressar sem sinais e sintomas” (LINARDI, 1998, p. 73).

A Leishmania chagasi agente etiológico do calazar, cuja profilaxia consiste, fundamentalmente, no tratamento dos casos humanos, na eliminação de cães infectados e no controle químico do vetor, através inseticidas organoclorados (DDT), organosfosforados (Malathion), e piretroides (K-othrine). (LINARDI, 1998, p. 83).

“A ancilostomose, também conhecida como amarelão ou opilação, determina uma anemia microcítica e hipocrômica, em consequência da deficiência de ferro aliada ao baixo teor de hemoglobina, leucocitose, e eosinofilia.[...]” (LINARDI, 1998, p. 88).

“No ciclo biológico do Ascaris lumbricoides as larvas L4, que sofreram muda no pulmão, rompem os capilares e caem nos alvéolos, onde mudam para L5 ( larvas de quinto estádio).” (LINARDI, 1998, p. 113).

“O parasitismo surgiu da associação ao acaso entre dois seres, com o menor deles se tornando beneficiado e ambos se adaptando no curso da evolução” (LINARDI, 1998, p. 141).

“A transmissão natural da doença de chagas ocorre pela contaminação por dejeções de triatomíneos criando tripomastigotas metacíclicos após o repasto e que penetram através do orifício de picada ou por solução de continuidade da pele ou mucosas integras.” (LINARDI, 1998, p. 156).

As nossas boas ações vão bem mais além do que possamos imaginar- ponderou um piolho. Cabe à ciência descobri-las ! se elas são pouco conhecidas é porque os parasitologistas tem como preocupação revelar nosso lado negativo! Por outro lado, aqueles pesquisadores que poderiam estudar outros aspectos de nossa vida, não são parasitologistas. (LINARDI, 1998 p. 178).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com