TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO EVOLUÇÃO DA HIGIENE INDUSTRIAL

Tese: INTRODUÇÃO EVOLUÇÃO DA HIGIENE INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/1/2014  •  Tese  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO A EVOLUÇÃO DA HIGIENE INDUSTRIAL

2. AVALIAÇÃO E CONTROLE DE AGENTES AMBIENTAIS - RECONHECIMENTO DE AGENTES AMBIENTAIS

3. AGENTES FÍSICOS

4. TEMPERATURAS EXTREMAS: CALOR E FRIO

5. RUÍDO 6. PRESSÕES ANORMAIS

7. RADIAÇÕES IONIZANTES E NÃO IONIZANTES

8. VIBRAÇÕES 9. ILUMINAÇÃO

10. UMIDADE 1. AGENTES QUÍMICOS 12. GASES 13. VAPORES ORGÂNICOS E INORGÂNICOS 14. AERODISPERSÓIDES 15. POEIRAS 16. FUMOS METÁLICOS 17. AGENTES BIOLÓGICOS 18. VÍRUS 19. BACTÉRIAS 20. FUNGOS 21. BACILOS 2. PARASITAS 23. PROTOZOÁRIOS

1. INTRODUÇÃO A EVOLUÇÃO DA HIGIENE OCUPACIONAL

Conceituamos higiene do trabalho como sendo a ciência e arte que se dedica ao reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos e ergonômicos) que podem ocasionar alterações na saúde, conforto ou eficiência do trabalhador.

A Higiene do Trabalho pode ser definida como prevenção técnica das doenças profissionais.

•É característica da higiene do trabalho que esta atue sobre os fatores ambientais, com o objetivo precípuo de prevenir as doenças profissionais.

Apesar de nossa legislação, devido à lentidão de revisão ainda não contemplar os riscos ergonômicos, é incontestável que num programa de higiene seja abordado tal prisma, experiências demonstram que a boa iluminação, o assento confortável, o, posto adaptado ao trabalhador e outras medidas apresentam resultados altamente positivos, seja no sentido da produtividade e qualidade, seja na satisfação pessoal ou na motivação do empregado.

Segundo a ACGIH higiene industrial é: “A ciência e a arte devotada à antecipação, ao reconhecimento, à avaliação e ao controle dos fatores ambientais e agentes “tensores” originados no ou do local de trabalho, os quais podem causar enfermidades, prejuízos à saúde e bem-estar, ou significante desconforto e ineficiência entre os trabalhadores ou entre cidadãos da comunidade”.

.1.1. Os riscos industriais são classificados em :

•riscos de operação, que englobam as condições inseguras do processo operacional, tais como máquinas sem proteção, empilhamento inadequado etc., estando está área afeta à segurança do trabalho;

•riscos de ambiente, que são as condições inseguras relativas ao ambiente de trabalho, tais como ruídos, temperaturas inadequadas, falta de iluminação ou a presença de agentes químicos.

1.2. Higiene do Trabalho e o Higienista Industrial

•Pode-se distinguir claramente quatro divisões da Higiene Industrial:

· Higiene teórica: dedica-se aos estudos dos contaminantes e dos agentes físicos e sua relação com o homem em seu ambiente de trabalho, através de estudos teórico-práticos, com o objetivo de analisar as relações dose-resposta e estabelecer limites de tolerância.

· Higiene do campo: estuda as situação dos ambientes de trabalho, o que inclui análise de postos de trabalho, de detecção de contaminantes e tempos de exposição, medições diretas e coleta de amostras para serem submetidas à análises químicas e posterior comparação com os limites de tolerância.

· Higiene analítica: efetua as determinações qualitativas e quantitativas dos contaminantes químicos presentes nos ambientes de trabalho.

· Higiene operativa: efetua a escolha e recomendação dos métodos de controle que devem ser implantados para reduzir os níveis de intensidade dos agentes químicos até valores compatíveis com a manutenção da saúde dos trabalhadores.

. •O desenvolvimento da Higiene Industrial conduz ao surgimento de um profissional especializado nestas técnicas, que possua os fundamentos apropriados e o treinamento necessário para aplicar os princípios desta metodologia prevencionista.

•Tais estudos e treinamentos devem ser suficientes para fornecer as seguintes habilidades:

· Reconhecer os fatores ambientais relacionados aos processos do trabalho e compreender os seus efeitos no organismo dos trabalhadores e no seu bemestar;

· avaliar, baseando em técnicas modernas, a magnitude desses fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com