TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene Industrial

Trabalho Universitário: Higiene Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que é microbiologia?

Microbiologia é o ramo da biologia que estuda os microrganismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus.

2. O que estuda a microbiologia?

É a ciência que estuda os seres microscópicos (microorganismos) e suas atividades, incluindo-se o estudo da sua distribuição, suas características e seus efeitos (benéficos ou prejudiciais). Os objetos de estudo da Microbiologia são as bactérias, os fungos, os protozoários e as microalgas; também estão incluídos os vírus assim como os viroides e os priões, ainda que não apresentem estrutura celular.

3. Quantos reinos existem? Quantas classificações de reinos existem?

Os cinco grandes reinos são:

- Reino Monera: são as bactérias e algas azuis;

- Reino Protista: são os protozoários e algas protistas;

- Reino Fungi: são os fungos;

- Reino Plantae (vegetal): são as plantas com sementes e sem flores (fanerógamas) e sem sementes e sem flores (criptógamas);

- Reino Animalia (animal): dividem-se em seres vertebrados e invertebrados.

Exemplo de invertebrados: esponja d'água, minhocas, siri, camarão, lesmas, lulas, polvos, entre outros;

Exemplo de vertebrados: tubarão, sapos, pinguim, homem, cachorro, gato, golfinho, entre outros.

4. Defina teoria da geração espontânea?

Também designada abiogênese, é uma teoria, hoje caída em descrédito, que defendia a origem dos seres vivos a partir da matéria não viva. Até surgir a bacteriologia, iniciada por Pasteur, a geração espontânea era responsabilizada pela formação de microrganismos que se admitiam derivados de material orgânico inerte. Até o século XVIII acreditava-se, que os animais e as plantas podiam surgir por geração espontânea.

5. Diferencie procarionte de eucarionte.

Células Procariontes: As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de algumas organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel não associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas). Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e, sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma. A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais: Bactérias, Cianofitas e Micoplasmas.

Células Eucariontes: As células eucariontes ou eucarióticas, também chamadas de eucélulas, são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células.

É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes. Acredita-se que a membrana da célula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginações da sua superfície, os quais se multiplicaram, adquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com