TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da informação e do conhecimento como recursos essenciais para a competitividade das organizações

Tese: Importância da informação e do conhecimento como recursos essenciais para a competitividade das organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Tese  •  4.898 Palavras (20 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 20

Resumo: Este artigo apresenta a importância da informação e do conhecimento como recursos essenciais para competitividade das organizações. Seu objetivo é analisar a participação dos portais corporativos como plataforma favorável ao processo de criação do conhecimento organizacional. Dessa forma, avalia-se a contribuição dos serviços disponíveis nos portais corporativos frente à operacionalização dos quatro modos de conversão do conhecimento. O artigo possui caráter exploratório e natureza qualitativa, fazendo uso de levantamento bibliográfico. Como conclusão, constatou-se que os portais corporativos possibilitam a formação de um espaço para a colaboração altamente interativo, favorável ao processamento de informações e a construção coletiva de novos saberes, seguindo a dinâmica da espiral de conhecimento.

Palavras-chaves: Informação; Criação de conhecimento; Conversão do conhecimento; Portais corporativos.

Abstract: This paper presents the importance of the information and knowledge as essencial resources to competitiveness of organizations. The objective is to analyze the participation of corporate portals as a favorable plataform to the organizational knowledge creation process. Thus, it´s discusses the contribution of the corporate portals services concerning of four knowledge conversion modes operationalization. This is na exploratory paper of qualitative nature that makes use of bibliografic survey. The results revealed that the corporate portals make possible the formation of a interactive collaboration space, favorable to the processing of information and the new collective knowledge construction, following the knowledge spiral dynamics.

Keywords: Information, Knowledge creation, Knowledge conversion, Corporate portals.

Introdução

Atualmente, vivemos em um mundo altamente complexo e competitivo, caracterizado por constantes transformações em diversas esferas, sejam elas econômicas, políticas, culturais, sociais e tecnológicas. Essas mudanças advindas de forma intensa, sobretudo com o fenômeno da globalização, trouxeram implicações quanto ao modo de agir das organizações. Para garantirem sua sobrevivência em longo prazo, as organizações perceberam a necessidade de realinharem seus modelos de negócio, considerando sua capacidade de inovação em processos, serviços e/ou produtos.

Em face desse contexto, a criação contínua de novos conhecimentos passou a tornar-se fundamental para a sustentabilidade competitiva das organizações, visto que estas se diferenciam no mercado pelo o que sabem.

O desenvolvimento da tecnologia da informação junto a este quadro tem possibilitado às organizações dentre outros benefícios, a execução de novas práticas e relações no trabalho, ampliando o conhecimento individual em nível organizacional.

Nessa perspectiva, destaca-se como ferramenta emergente no auxílio ao processo de criação de conhecimento organizacional, os portais corporativos. Para Drucker (1994) o conhecimento se combinado com as novas tecnologias, assim como o talento dos trabalhadores envolvidos nos processos, pode impulsionar e adicionar valor aos produtos e aos serviços.

Este artigo busca analisar o uso dos portais corporativos pelas organizações como plataforma de apoio no processo de criação de conhecimento organizacional, utilizando-se como base a Teoria de criação do conhecimento organizacional proposta por Nonaka e Takeuchi (1997). Embora diversas pesquisas tenham sido realizadas sobre o tema criação de conhecimento organizacional, na literatura corrente há poucos estudos que tratam especificamente da tecnologia dos portais corporativos como plataforma central no apoio ao processo de criação de conhecimento organizacional.

Em relação à metodologia, trata-se de um artigo de caráter exploratório e natureza qualitativa, realizado por meio de levantamento bibliográfico, pautado na literatura científica das áreas de Ciências Exatas e Ciências Humanas.

O artigo encontra-se estruturado em seis seções. A seção 1 trata do tópico corrente. A seção 2 apresenta a importância da informação e do conhecimento como elementos essenciais à competitividade organizacional. Na seção 3, aborda-se a operacionalização da Teoria de criação do conhecimento organizacional defendida por Nonaka e Takeuchi. A seguir, na seção 4, são apresentados características e benefícios dos portais corporativos. Na seção 5 efetua-se uma análise a respeito dos serviços disponibilizados pelos portais corporativos em cada modo de conversão do conhecimento. Por fim, a seção 6 traz as considerações finais decorrentes deste artigo.

Informação e conhecimento no contexto organizacional

Diante de um cenário caracterizado pela competitividade, informação e conhecimento são cada vez mais tratados como recursos fundamentais na vida das organizações.

Se forem enquadrados ao ambiente organizacional, tais elementos podem ser apresentados segundo Davenport e Prusak (1998) com as seguintes propriedades: informação representa uma entidade relevante, que possui significado, trazendo consigo alguma finalidade e promove impacto sobre seu julgamento ou no comportamento do seu criador, atuando com importante parâmetro nas decisões. Conhecimento por sua vez, é criado e aplicado na mente das pessoas, é intuitivo, composto de valores, experiências, insights, fazendo parte da complexidade e imprevisibilidade humana. No meio organizacional, conhecimento está embutido nas pessoas e disperso em manuais, documentos, repositórios, rotinas, processos, práticas, normas dentre outros.

Nessa perspectiva, informação e conhecimento são entidades de diferentes propriedades, no entanto, possuem uma ligação singular: através da informação origina-se o conhecimento, sendo, portanto, matéria-prima para este.

No meio organizacional, novos conhecimentos podem ser criados a partir do processamento de informações e conhecimentos advindos do ambiente interno e externo. Para Nonaka e Takeuchi (1997) as organizações recebem conhecimentos e informações do meio, se adaptam a eles e criam, de dentro para fora, novos conhecimentos e informações, recriando assim seu meio.

Através do processo de captura de informações e conhecimentos do ambiente externo, as organizações buscam identificar alguma pista ou nova idéia que incremente seu negócio. Tal processo ocorre por meio da interação organizacional com diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com