TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPARTILHAMENTO DOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL

Monografias: O COMPARTILHAMENTO DOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  2.002 Palavras (9 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 9

“O COMPARTILHAMENTO DOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL”

A dissertação “O compartilhamento dos processos de recursos humanos: Uma contribuição para a gestão do conhecimento organizacional” apresenta uma pesquisa sobre a contribuição da consultoria interna de recursos humanos para a gestão do conhecimento, a partir de práticas de gestão de pessoas, nas indústrias do estado de Santa Catarina.

A pesquisa realizada foi relevante, socialmente e cientificamente, por ser um instrumento de informações úteis para acadêmicos, profissionais, pesquisadores e professores interessados no tema desta pesquisa e; orientação para as organizações implantarem e desenvolverem uma consultoria interna de recursos humanos, colaborando para aplicação dos conceitos de Gestão de Recursos Humanos baseados na gestão do conhecimento.

O autor da dissertação visava esclarecer através da pesquisa, como a consultoria interna de recursos humanos contribui para a gestão do conhecimento na descentralização das formas de gestão organizacional, a partir de práticas de gestão de pessoas.

A delimitação do campo da pesquisa realizada foi a consultoria interna de recursos humanos como uma ferramenta para aplicação da gestão do conhecimento em organizações, no estado de Santa Catarina.

Os autores mais relevantes que sustentaram teoricamente a pesquisa foram:

A.L. FISCHER, 2002. Demonstrou a ocorrência de quatro modelos de gestão de pessoas nas organizações, através do histórico da atividade de RH.

GIL, 2001. DUTRA, 2002. GIRARDI, 2008. Perceberam as pessoas como parceiras na geração de valores das organizações.

ULRICH, 2000. Corrobora com os fatos relacionados à ampliação do RH no Brasil.

GIL, 2001. Definiu, ainda, a gestão de pessoas como a cooperação das pessoas que atuam nas organizações para alcance de objetivos organizacionais e individuais.

A pesquisa utilizou a metodologia de pesquisa qualitativa, por meio das técnicas de pesquisa exploratória, descritiva e aplicada.

As metodologias de pesquisa são basicamente as qualitativas e as quantitativas. As pesquisas qualitativas têm caráter exploratório, com o objetivo de obter resultados aprofundados através da averiguação com certo número de pessoas, definindo pontos específicos. Geralmente este método de pesquisa é realizado com um grupo pequeno, sendo as informações coletadas por meio de um roteiro. E a pesquisa quantitativa é um método que traduz as informações e as opiniões em números para classificá-las e analisa-las, exigindo um número maior de entrevistados para garantir maior precisão nos resultados. As informações são colhidas por meio de um questionário com perguntas claras e objetivas.

A principal diferença entre essas pesquisas é o fato de que a qualitativa é restrita a um grupo menor, mas vai para os detalhes, enquanto a quantitativa envolve uma exposição a um grande grupo sem entrar em detalhes.

A pesquisa teve como população as empresas industriais catarinenses de grande porte. Foi realizada com as dez empresas com maior número de colaboradores na região de Santa Catarina.

Os sujeitos de pesquisa foram os gestores responsáveis pela área de Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos de cada empresa, podendo ampliar para outros gestores de processos ou ainda, caso houvesse, o gestor de Consultoria Interna.

Para permitir a etapa de validação, foi realizada uma pesquisa envolvendo especialistas, professores universitários, gestores e consultores da área para construir um parâmetro de comparação para os resultados da análise dos dados.

Foram coletados dois tipos de dados:

* Primários: Dados coletados pela primeira vez pelo pesquisador como parte de tal pesquisa. Coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram coletadas informações relativas às categorias de análises definidas anteriormente, em maior profundidade. Os dados primários levantados foram tratados de forma qualitativa, por meio da técnica de Análise de Conteúdo.

* Secundários: Dados já disponíveis nos arquivos das organizações em estudo. Levantamentos em fontes secundárias compreendem levantamentos documentais, de estatísticas e de pesquisas realizadas.

Os dados secundários foram coletados de fontes documentais, provenientes de comunicações internas das empresas, sites institucionais e outros documentos apresentados pelas mesmas durante as visitas realizadas.

As etapas da pesquisa realizada foram:

* Coleta de dados

Foi feito pelo pesquisador um contato prévio com os gestores das empresas, convidando-os a participar e comunicando os objetivos e os procedimentos a serem adotados. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e também dados de fontes documentais, provenientes de comunicações internas das empresas, sites institucionais e outros documentos apresentados.

* Análise dos dados

A técnica de análise de conteúdo utilizada nesta pesquisa foi a análise por categoria, que consiste na classificação e na quantificação dos elementos contidos nas mensagens, tais como as palavras ou símbolos, as frases, o tema, o ator e o documento.

Por meio desta técnica é identificado o estágio atual do processo de Consultoria Interna de Recursos Humanos, bem como o seu impacto nos resultados das empresas a serem estudadas.

Na analise dos dados foi utilizado o método de triangulação que visa abranger a máxima amplitude na descrição, explicação e compreensão do foco em estudo.

* Validação da pesquisa

A técnica de triangulação é um modelo de método misto, e é utilizada pelo pesquisador para tentar confirmar, fazer validação cruzada ou corroborar resultados dentro de um único estudo. Para esta pesquisa utilizou-se dois tipos de triangulação: uma triangulação de dados, confrontando-os de forma a permitir sua validação e uma triangulação de pesquisadores entre avaliadores diferentes.

A triangulação de dados foi realizada entre a teoria, os dados documentais e as entrevistas. Já a triangulação entre avaliadores diferentes foi utilizada no sentido de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com