TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imunologia celular e molecular

Por:   •  19/6/2017  •  Bibliografia  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

IMUNOLOGIA            IMUNOLOGIA CELULAR E MOLECULAR       Nº1

ABRAS A. K. LICHTMAN. A. H. Imunologia Celular e Molecular

3ª Ed. Secunders Elsevier 2000 - UniBH 

1.        Introdução:

        Imunidade: é o processo de reconhecimento de antígenos (qualquer substância reconhecida como estranha ao organismo), através de receptores de superfície, sem ter necessariamente uma reação mediante estes.

2.        Resposta Imune:

        a) Imunidade inata (natural): 1ª linha de defesa, com pouca especificidade. Seus principais componentes são as barreiras físicas e químicas como pele, mucosa e substâncias antimicrobianas; e células como fagócitos e naturais killers. Importante na indução de uma resposta imune específica.

        b) Imunidade adquirida (adaptativa): trata-se de uma imunidade específica relacionada com a diferenciação de células diante de uma invasão de antígenos, para melhor combatê-la. É também capaz de criar uma espécie de memória imunológica que facilitará a resposta em uma nova e eventual invasão do mesmo antígeno. As células responsáveis por esse tipo de resposta são os linfócitos e seus produtos, os anticorpos.

Tipos de respostas imunes adquiridas:

- Humoral: mediada por proteínas, os anticorpos, que fazem o reconhecimento específico. Pode ser transferida de indivíduo para indivíduo a partir do plasma sanguíneo ou do soro.

- Celular: mediada pelos linfócitos T e, algumas vezes, por macrófagos.

c) Imunidade passiva: aquela em que o indivíduo a recebe pronta, como soro.

d) Imunidade ativa: ocorre com a invasão de antígenos e preparação pelo próprio organismo de uma resposta imune. Esta pode também ser induzida pela aplicação da vacina.

e) Indivíduos sensibilizados: são aqueles que foram expostos a antígenos criando uma resposta imune e que manifestam uma reação quando reexpostos. As doenças causadas pelas reações imunes anormais ou excessivas são designadas doenças de hipersensibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com