TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insuficiencia Renal

Artigo: Insuficiencia Renal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Sabe-se que a insuficiência renal é a perda das funções dos rins, podendo ser aguda ou crônica, e causa a impossibilidade de realizar suas funções de maneira satisfatória. Assim o rim é o órgão responsável pela filtração do sangue, retirando do sangue a uréia, o ácido úrico, o fósforo e o hidrogênio; além disso, reabsorve albumina, sódio, potássio e cálcio. Pode resultar em excesso de uréia e outras escórias no sangue.

SINAIS E SINTOMAS

Os primeiros sintomas da Insuficiência renal crônica também ocorrem com frequência em outras doenças. Esses sintomas podem ser os únicos sinais da doença renal até que a doença esteja mais avançada.

Neurológicos: Fraqueza e fadiga; confusão; incapacidade de se concentrar; desorientação; tremores; convulsões; dor de cabeça; inquietação das pernas; alterações de comportamento entre outros.

Tegumentares: Coloração cinza- acastanhado na pele; pele seca escamosa; prurido; púrpura; unhas finas e quebradiças; cabelos finos e ásperos.

Cardiovasculares: Hipertensão; edema com cacifo (pés, mãos , sacro); atrito pericárdico; veias cervicais ingurgitadas; pericardite; hipercalemia.

Pulmonares: Escarro espesso; reflexo de tosse diminuído; dor pleurítica; falta de ar; taquipnéia.

Gastrointestinais: Paladar metálico; anorexia; náuseas e vômitos; soluços; constipação ou diarreia; sangramento no trato gastrointestinal, falta de apetite.

Hematológicos: Anemia.

Reprodutivos: Amenorréia; atrofia testicular; infertilidade; libido diminuída.

Musculoesqueléticos: Cãibras musculares; perda da força muscular; dor óssea; fraturas ósseas; osteodistrofia renal.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da insuficiência renal se dá através da estimação da Taxa de filtração glomerular. A Taxa de filtração glomerular pode ser detectada se obter uma análise de urina de 24 horas para o clearance de creatinina. Á medida que filtração glomerular diminui (devido ao glomérulos não –funcionantes), o valor da clearance da creatinina diminui, enquanto os níveis séricos de uréia e creatinina aumentam. A creatinina sérica é o indicador mais sensível da função renal por causa de sua constante produção no corpo. A uréia é afetada não somente pela doença renal, mas também pela ingestão proteica na dieta, catabolismo (clivagem tecidual e das hemácias), hiperalimentação e medicamentos , como os corticosteroides.

O diagnóstico desta doença também pode ser feito mediante o exame de sangue e da urina, que revelam a capacidade funcional do rim para eliminar do sangue certas substâncias, como uréia e a creatina. A análise de urina permite também estudar a capacidade do rim para concentra-la. Também podem ser feitas radiografia dos rins e, em alguns casos é solicitada a biópsia renal para se conhecer a causa que provoca a insuficiência.

TRATAMENTO

Os tratamentos para doença renal inicial incluem mudanças no estilo de vida e medicamentos. A mudança no estilo de vida,como comer menos e se exercitar regularmente para manter o peso saudável, podem ajudar a prevenir as doenças que causam danos aos rins. Se o paciente já tem diabetes e/ou pressão alta, manter essas condições sob controle pode impedir mais danos aos rins. Restringir o uso de sal pode ser uma mudança importante de estilo de vida, uma vez que isso pode ajudar a controlar a pressão sanguínea.

Para pessoas que já tem a função renal muito reduzida, outra mudança frequentemente recomendada é seguir uma dieta com quantidades moderadas de proteínas. Uma vez que as proteínas fazem os rins trabalharem mais, comer menos proteína pode ajudar a retardar o progresso da insuficiência renal. Qualquer um considerando mudanças na dieta por causa de doença renal deve trabalhar com um nutricionista para garantir a nutrição adequada.

1- Medicamentos no tratamento para doença renal: Medicamentos também podem ajudar os rins a ficarem saudáveis por mais tempo. Dois tipos de medicamentos para pressão- inibidores de enzima conversora de angiotensina e bloqueadores do receptor de angiotensina- tem mostrado retardar a doença renal e postergar a insuficiência renal. Muitas pessoas precisam de dois ou mais tipos de medicamentos para deixar a pressão sanguínea abaixo dos níveis recomendados (130/80 mmHg) para manter os rins saudáveis, diuréticos também podem ser importantes. O médico determinará que medicamentos são os corretos para o paciente.

2- Diálise e Hemodiálise no tratamento para doença renal: Se a doença renal progredir para insuficiência renal (algumas vezes chamada de doença renal terminal), o objetivo do tratamento muda. Uma vez que os rins pararem de funcionar, o objetivo é encontrar tratamentos que possam substituir a função renal. Existem duas opções principais para isso: diálise e transplante de rim. Diálise é um tratamento que filtra dejetos e água do sangue. Existem duas formas principais de diálise: hemodiálise e diálise peritoneal, na hemodiálise o sangue corre através de filtro externo, e o sangue limpo é retornado ao corpo, a hemodiálise é um método de depuração extra- renal, é um processo pelo qual se retira do sangue produtos tóxicos e o excesso de água do organismo, tem como princípio básico a circulação extracorpórea,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com