TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insuficiência Renal

Trabalho Universitário: Insuficiência Renal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 2

Insuficiência Renal

A insuficiência renal é a incapacidade dos rins de filtrar o sangue, que gera um acúmulo de substâncias tóxicas no organismo. Há dois tipos: Insuficiência Renal Aguda (IRA) e a Crônica (IRC). A Insuficiência renal aguda ocorre em alguns pacientes com doenças graves. Os rins podem parar de funcionar de maneira rápida, porém temporária. Rápida porque a função renal é perdida em algumas horas e temporária porque os rins podem voltar a funcionar após algumas semanas. A Insuficiência renal crônica é a perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Por ser lenta e progressiva, esta perda resulta em processos adaptativos que, até certo ponto, mantêm o paciente sem sintomas da doença. Diversas são as doenças que levam à insuficiência renal crônica. As três mais comuns são a hipertensão arterial, o diabetes e a glomerulonefrite. A hipertensão arterial (pressão alta) é outra importante causa de insuficiência renal. Como os rins são os responsáveis no organismo pelo controle da pressão, quando eles não funcionam adequadamente, há subida na pressão arterial que, por sua vez, leva à piora da disfunção renal, fechando assim um ciclo de agressão aos rins.

O local da realização do estudo sobre este assunto foi a Unidade de Nefrologia. Levantaram-se os dados dos pacientes que se encontravam em Hemodiálise, Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua e Intermitente. Foi usado um formulário para a coleta de dados, os resultados foram apresentados em tabelas usando o Software Microsoft Word e Excel.

Foi observado que os pacientes mais afetados pela patologia foram de 25,3% com idade entre 40 a 49 anos, 59,4% eram do sexo masculino e 73,7% eram brancos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com