TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insuficiencia Renal

Trabalho Escolar: Insuficiencia Renal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho sobre distúrbios Hidroeletrolíticos

Disciplina: Assistência de enfermagem ao paciente na UTI

Data:17/06/13

Distúrbios Hidroeletrolíticos

Água

Mecanismo de Ação: Ocorre através da contração do volume extracelular secundária a perdas hidroeletroliticas,ou com uma perda proporcional excesiva de sódio em relação á perda hídrica.

Sinais e Sintomas:desidratação,e desidratação hipotônica ou hiponatremica.

Tratamento:Terapia de reidratação oral,em casos leves, e tratamento por via perenteral nos casos mais graves.

Sódio

Mecanismo de Ação:Ocorre quando há uma alteração no niveis de sódio no corpo(normal: 135 á 145 mEq/l).

Sinais e sintomas:Hiponatremia(concentração menor do que a ideal) ou hipernatremia(concentração maior que a ideal).

Sinais e sintomas:

Hipernatremia:Agitação,letargia,irritação seguida de espasmos musculares,hiperreflexia e tremores.

Hiponatremia:Letargia,apatia,desorientação,cãibras,anorexia,reflexos profundos,hipotermia,e tremores.

Tratamento:

Hipernatremia:O tratamento tem como objetivo,levar os niveis de sódio sérico á 145 mEq/l. Via preferencial: oral ou por sondas nasogástricas ou enterais e por soluções hipotônicas( o sódio deve ser diluido em solução glicosada á 5%).

Hiponatremia:varia desde restrição hídrica até reposição de solução salina isotônica ou hipertônica.

Potássio

Mecanismo de ação: Desenpenha pepéis muito importantes no metabolismo celular e funcionamento das células nervosas e musculares, acontece sua desregulação se houver alteração de seus níveis normais que são de 3,8 á 5,5 mEq/l.

Sinais e sintomas:

hipopotassemia:(abaixo de 3,8 mEq/l),reduçãoes leves deste nível não geram grandes sintomas,quando há uma redução importante podem ocorrer fraquezas musculares, arritmias(especialmente em cardiopatas).

Hiperpotassemia:Ocorre quando há uma concentração maior que 5.0 mEq/l.Quando muito alterada pode afetar o sistema de condução elétrica do coração, assim sendo , seu ritmo cardíaco ficará anormal e o coração pode parar de bater.

Tratamento:

Hiperpotassemia: Pode ser feito através de diálise, retirando o excesso de potássio do corpo, se não houver disfunção dos rins, podem ser administrados diuréticos para a excreção natural do potássio.Ou ainda o uso de solução intravenosa,contendo cálcio, glicose ou insulina.

Hipopotassemia:O potássio deve ser reposto com a ingestão de alimentos com este mineral,se for administrados suplementos de potássio deve haver atenção para sempre serem adm. em conjunto com alimentação em doses pequenas, pois o mesmo irrita o trato gastro-intestinal.

Cálcio

Mecanismo de Ação:O cálcio é essencial para funções como:contração muscular,condução nervosa e funcionamento adequado de muitas enzimas,sua concentração normal depende da ingenta de calcio diária que é de 500 á 1000 miligramas.

Sinais e sintomas:

Hipocalcemia:(inferior a 8,8mg/por decilitro sanguineo),pode ocorrem sem sintomas,nos casos mais graves pode causar sintomas neurológicos, pode causar ainda numa fase mais grave formigamento nos lábios, lingua, dedos das mãos e pés.

Hipercalcemia: (maior que 10,5 mg/por decilitro sanguineo),sem muitos sintomas ,a hipercalcemia é descoberta através de exames laboratoriais, e em fase inicial apresenta constipação, inapetência,nauseas , vômito e dores abdominais.

Tratamento:Hipercalcemia:quando a concentração não é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com