TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Sobre Estágio

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.006 Palavras (9 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado visa à formação de professores, nesse sentido definimos como uma forma de favorecer ao futuro professor uma complementação profissional, permitindo assim, a sua aproximação com a realidade escolar. Nele o estagiário entrará em contato com a instituição, e consequentemente com a sala de aula. Isso proporcionará uma noção de como lidar com os alunos e com suas aprendizagens, bem como os conteúdos a serem trabalhados, a programação de estudo e até mesmo de como lidar com alunos portadores de necessidades especiais que possivelmente existem no âmbito de sala de aula. É fundamental vivenciar a prática docente, pois isso oferece um melhor conhecimento da futura área de atuação, entrando assim o estágio supervisionado como uma parte central de sua formação (Pimenta e Lima, 2004).

A experiência do estágio é de suma importância para o pleno desenvolvimento do aluno, cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades específicas e bem preparados. Quando os alunos chegam na Universidade se deparam com todo o arcabouço teórico, no entanto se torna difícil relacionar a teoria e prática se não houver momentos de vivência no âmbito escolar, onde é preciso analisar o cotidiano (Mafuani, 2011)

O estágio oferece uma visão do funcionamento escolar, no que diz respeito a aprendizagem. Logo se encaixa como uma complementação curricular obrigatória. Portanto, “envolve a reflexão-crítica da escola, onde se é analisado criticamente a unidade educativa, desde o momento em que a conhecemos. Com o objetivo de auxiliar na formação docente do licenciando” (Pimenta; Lima, 2004, p.219).

O estágio supervisionado colabora não só com a construção da prática docente, como também coloca o aprendiz frente a algumas situações que auxiliam na evolução da capacidade crítica e reflexa a respeito da educação e da maneira como é tratada nas unidades educativas. A proposição do estágio supervisionado é imprescindível para que isso ocorra, visto que o estágio é identificado como uma práxis, ou seja, a teoria indissociável da prática (Pimenta e Lima, 2004).

O profissional que exercerá na área da educação deve ter uma ampla visão frente ao aspecto do ensino, dado que, enfrentará adversidades em seu cotidiano, onde terá de buscar formas de lidar com as situações, para assim atingir seu objetivo, que é o ensino. Entretanto, para alcançar tal objetivo, necessitará aplicar seu conhecimento. No qual o futuro docente, aprimorará sua prática pedagógica por intermédio do contato com a realidade escolar. É de suma importância que o educador disponha de competência de ensino para que o educando adquira conceitos semelhantes aos do docente relativo aos conteúdos expostos em sala de aula.

. Ora! Mas para que devo ensinar ciências? Isso é importante para que o aluno tenha uma melhor visão do mundo em que vive e, através de explicações cientificas, ele possa construir junto ao professor sua bagagem de conhecimento e entender melhor o seu redor (Chaves, 2007).

O educador é conhecido como um técnico, um especialista que aplica com rigor na sua prática cotidiana, as regras que advém do conhecimento científico e do conhecimento pedagógico. Contudo, para formar este profissional, é inevitável um conjunto de disciplinas científicas e pedagógicas, que irão propiciar as bases para sua ação. O estágio, sob essa lógica no qual concerne como aplicação de tais conhecimentos, habilidades científicas e situações práticas de aula pelo futuro docente. (Uliana, 2009)

O estágio supervisionado, na formação de docentes em ciências e biologia, visa dar origem a um profissional crítico, que incorpore vivências e conhecimentos com a realidade. escolar e incorpore transformações positivas nos sistemas produtivos que exigem um profissional tanto docente como biólogo, com a habilidade de diagnosticar os desafios de uma sociedade gradativamente mais exigente, informada e globalizada. (Fagundes & Paz, 2012).

Na prática docente, busca-se a integração entre prática e conhecimentos teóricos adquiridos, através de sua aplicabilidade, reflexão, debate e reelaboração. Uma vez que, é na prática de ensino que o licenciando em Ciências Biológicas experimentará o primeiro contato real e contínuo com a escola como espaço de produção e de conhecimentos. (Mendes & Munford, 2005).

O estágio é de ampla importância para a formação docente, uma vez que ao transitar da universidade para a escola, nós estagiários podemos tecer uma rede de relações, conhecimentos e aprendizagens, não tendo o objetivo de copiar ou de criticar apenas os modelos, mas sim no sentido de compreender a realidade para aprender com professores de estágio e orientadores a sua futura profissão ((Tardif, 2002).

O desenvolvimento do Estágio Supervisionado na formação de professores de ciências propicia ao acadêmico que se encontra prestes a ingressar na docência, uma real aproximação da realidade profissional que o aguarda ao término da sua formação. É de enorme relevância esse processo da formação docente, pois a partir dessa experiência os licenciandos se percebem como futuros docentes, se deparando pela primeira vez com o desafio de conviver, falar e ouvir, com linguagens e saberes diferentes daqueles de seus campos específicos (Pimenta, 1997).

A imersão na realidade da sala de aula deve propiciar ao licenciando a oportunidade de um olhar mais direcionado e profundo sobre a complexidade que se institui em torno do processo de ensino e de aprendizagem que se desenvolve na realidade educacional. Isto fará com que os futuros professores estabeleçam em torno dessa prática um exercício de reflexão que contribua, para a compreensão de tal realidade, e, para a construção de novos conhecimentos a partir da realidade escolar (Behrens, 1991)

É principalmente no período em que realiza o estágio supervisionado em ensino, nas escolas, que o graduando inicia a construção de sua identidade como professor. Segundo Castoldi e Polinarski (2009) durante o estágio, os alunos do curso de licenciatura vivenciam como deve ser sua postura em sala de aula, no momento que estão exercendo a função de professores. Para Pimenta (2001), entre outras coisas, o estágio proporciona, aos alunos, um suporte importante para o desenvolvimento de competências essenciais para o exercício profissional.

Durante o Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura em Ciências Biológicas, além dos saberes específicos dá área, ou aqueles da psicologia e da educação é indispensável o desenvolvimento do professor no que tange à autonomia, à moral, à ética, à justiça e aos sentimentos que permitem a compreensão do outro e a formação de si pelo outro e para o outro. Isso porque o ser humano se realiza na cultura e é formado pela interação com o outro e com a cultura (Rego, 1995). Nessa perspectiva, ao se pensar que a condição docente se estabelece na relação entre docente e discente (Teixeira, 2007), a formação do professor e do estudante ocorre em mão dupla, cada um transformando a si e ao outro, ao mesmo tempo em que se espera a transformação histórica e cultural da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com