TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Ecologia Comportamental de Abelhas

Por:   •  1/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

A Ecologia Comportamental de uma Abelha Cavadora

Grande área aberta onde centenas, talvez milhares, de abelhas grandes cinzas foram cruzeiro ruidosamente perto o solo. Abelha que havia pousado no chão e estava cavando energeticamente, usando as suas mandíbulas para afrouxar o solo arenoso e suas posteriores para impulsionar o detritos longe da depressão que estava criando.

A abelha nem prestou atenção em Alcock quando chegou mais perto, mas continuou a cavar como se sua vida dependesse disto. Abelhas fêmeas que cavam túnel no chão, criando um ninho escavam com as câmaras para os seus descendentes e as disposições que as larvas vão se alimentar. Um grande número de fêmeas foram em busca de locais de nidificação e que esta abelha acima estava no processo de construção de galerias no subsolo.

Mas a tentativa de explicação para o comportamento da abelha levou um choque quando a abelha coveiro parou de cavar depois de alguns minutos e recuou ligeiramente na cova rasa que tinha cavado. Pouco tempo depois uma outra abelha mexida fora do abertura por baixo da abelha cinza. O ex-coveiro imediatamente subiu

na parte traseira da abelha emergente, com o qual se acoplou muito rapidamente.

As duas abelhas, em seguida, voaram em conjunto, a que está acima segurando seu parceiro, antes de vir para descansar em uma algaroba nas proximidades. Como

a abelha inferior (que era muito mais escura do que o seu companheiro) agarrou-se a uma ponta de ramo, a abelha superior passou a acariciar o seu parceiro com o seu par de pernas e meio antenas. Próximo era possível ouvir um zumbido intermitente fraco que ocorreu em ritmo com as batidas de perna e batidinhas antenais.

A abelha coveiro era obviamente um homem, não uma mulher, e ele, e outros como ele, posteriormente, possuíam claramente a capacidade para detectar as fêmeas emergentes abaixo da superfície do solo. Como na terra poderia uma abelha macho saber exatamente onde uma abelha fêmea foi tunelar para cima de modo que ele poderia conhecê-la, cavando para baixo através de um centímetro ou dois de solo dificilmente embalado? E por que os machos desta espécie (Centris pallida) adquiriram esta habilidade extraordinária?

Com relação à primeira pergunta, imagina-se que os machos pudessem de alguma forma cavar, cheirar ou ouvir as fêmeas que foram enterradas perto da superfície, talvez, como eu poderia ter determinado qual destas especulações estava correta, na pesquisa ao enterrar abelhas fêmeas mortas em uma área procurada por patrulhamento de machos.

Mas, embora o interesse nas habilidades sensoriais que permitiram abelhas masculinas para encontrar fêmeas emergentes, também devemos saber por que as abelhas macho desta espécie procuraram e cavaram para baixo para atender a essas mulheres?

Os machos de muitas espécies de abelhas depois de encontrar fêmeas receptivas acasalam em flores. Nesta questão, os machos poderiam encontrar fêmeas adultas que ainda tiveram que emergir plenamente. Há um quebra-cabeça aqui. Desde encontrar fêmeas recém metamorfoseadas apenas um dos vários companheiro deve localizá-la usando táticas pelas abelhas machos sexualmente motivado, por que teve machos de Centris pallida que estabeleceu-se ao "encontrar enterrado fêmeas" de rotina?

Ao longo do tempo, o comportamento que foi mais bem sucedido em adquirir aptidões passará em sua composição hereditária vindo a dominar a espécie.

‘’A melhor coisa de tudo sobre ser um ecologista comportamental é que um de entusiasmo para o mundo natural, na verdade, aumenta ao longo do tempo. Quanto mais descobrimos, mais descobrimos que ainda há mais para descobrir.’’Tim Birkhead

Por exemplo, em vez de propor ideias sobre como o comportamento escavador de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com