TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Zoologia

Por:   •  26/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 4

1 -Estados homólogos de um caráter podem ser similares ou não. Por exemplo, observando os organismos abaixo A e B, percebemos que seus barbilhões são idênticos, mas seus olhos e nadadeiras caudais são nitidamente diferentes. Sabendo que esses três caracteres tiveram histórias evolutivas diferentes e independentes uma da outra, como podemos erigir hipóteses de homologia primária entre os estados de cada um desses caracteres? E como podemos testar essas hipóteses?

gggg

A homologia tem 3 critérios distintos que são estruturas das formas, posições anatômincas e mesma origem embrionária. Aos caracteres iguais chamamos plesomóficos como os barbilhões iguais e os olhos e as caudas diferentes damos o nome de apomórficos, pois são modificações ocasionadas ao longo do tempo.

Para serem testadas as hipóteses, teríamos que obter um elemento externo , para assim realizarmos uma análise filogenética. Porque sem este, elemento externo não temos como fazer a análise. 2,0

2 -Ao aprender sobre a teoria da evolução de Charles Darwin, a esposa do bispo de Worcester disse ao seu marido: "Os seres humanos descendem dos macacos! Meu querido, vamos esperar que isso não seja verdade, mas se for, rezemos para que não se torne do conhecimento geral."

Embora, ainda hoje, muitas pessoas relutem em considerar que o Homem seja também um macaco, já em 1871, Charles Darwin propôs em seu livro “The Descentof Man andselection in relationto Sex” (A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo) que “sob o ponto de vista genealógico, o homem pertence aos Catarrhini”, subgrupo de Primata que inclui também gibões, macacos do Velho Mundo e macacos do Novo Mundo.

Com base na hipótese de evolução dos primatas apresentada na figura abaixo, responda:

a ) A luz da evolução é possível incluir numa categoria “Pongidae” apenas bonobos, chipanzés, gorilas e orangotangos? Justifique.

Não pois baseado na figura abaixo, para ser pongidae teríamos que incluir também os humanos, pois assim, seria formado um grupo monofilético, porque eles teriam um mesmo ancestral comum. 1,0

b )A partir de que agrupamentos surgiram os seres humanos? Quem são os parentes mais próximos dos seres humanos?

A partir do grupo D. Que foi quando houve a possibilidade de ocorrer um evento que surgisse o ancestral comum ao D, consequentemente, dando origem aos humanos. E os parentes mais próximos dos seres humanos são os bonobos e os chimpanzés. 0,5

Faltou dizer o grupo que pertenciam os parentes mais próximos dos seres humanos, o grupo E.

c )O homem deve ser considerado macaco? Justifique.

Sim, pois os homem e todos os macacos surgidos a partir do grupo D, como é ilustrado na figura representativa presente na questão, têm o mesmo ancestral comum (formação de um grupo monofilético). 1,0

3 -O Código Internacional de Nomenclatura Zoológica não permite que táxons diferentes (do grupo de família ou de grupos mais inferiores) tenham o mesmo nome, assim como o mesmo táxon tenha dois ou mais nomes.

a ) Como é designada cada uma dessas situações?

Quando são encontrados táxons diferentes com nomes iguais dá-se o nome de homônimos (que provém do termo Homonímea).

Já quando há a ocorrência de um táxon com dois nomes diferentes dá-se o nome de sinônimos (que provém do termo Simonímia).

Há também a tipificação, que é o nome que designa a espécie, sendo ela um único espécime ou um conjunto de espécimes.

b )Que procedimentos devem ser tomados caso encontremos dois táxons com o mesmo nome?

Quando acontece uma Homonimia (quer dizer, táxons com mesmo nome), o táxon mais antigo fica com o nome original e o táxon mais recente recebe um novo nome.

No caso da Sinonímia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com