TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA BASEADA EM MÓDULO DIDÁTICO

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 3

O uso de Jogos Didáticos como ferramenta de ensino-aprendizagem

JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA BASEADA EM MÓDULO DIDÁTICO (IX Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia – outubro/ 2009. PEDROSO, Carla Vargas. UFSM) aborda a relevância da utilização de jogos didáticos no ensino de biologia, em sala de aula da Educação Básica.

O uso de Jogos Didáticos como ferramenta de ensino-aprendizagem de ciências tem crescido bastante, com o avanço da informática e dos meios de comunicação. Geralmente os alunos apresentam dificuldades de compreender alguns conceitos em biologia, mesmo porque muitos deles são de nível molecular, e não podem ser visualizados facilmente. Os ensinamentos transmitidos ludicamente são assimilados pelos alunos com maior facilidade. Há ainda a necessidade dos educadores encontrarem alternativas para tornar o ensino mais didático e estimulante, aprimorando as relações entre professor e aluno. Com o uso de jogos didáticos os alunos participam mais ativamente da aula, deixando de ser um mero ouvinte, atuando a construção do seu próprio conhecimento.

Este trabalho tem por objetivos: 1) levantar material didático sobre jogos na literatura; 2) criar, selecionar e/ou adaptar jogos para abordar didaticamente conceitos específicos da Biologia; 3) confeccionar, testar e avaliar a adequação dos jogos produzidos; 4) divulgar os jogos produzidos entre os professores da rede escolar e outros interessados; 5) propiciar aos acadêmicos-estagiários do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, espaço para iniciação da prática pedagógica mediante a elaboração, implementação e avaliação de materiais didáticos. Além disso, relatar a elaboração de um Jogo Didático como estratégia para o ensino de botânica e analisar os limites e possibilidades ao utilizá-lo em sala de aula da Educação Básica.

Foram elaboradas atividades baseadas no desenvolvimento de Módulo Didático estruturados segundo a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), a saber: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento, Aplicação de Conhecimento. O Módulo Didático produzido tem como tema “a evolução das plantas” e constituí-se por 12 atividades, distribuídas da seguinte maneira, nos Três Momentos Pedagógicos: 3 atividades na Problematização Inicial, 7 na Organização do Conhecimento e 2 na Aplicação do Conhecimento.

No terceiro momento, propomos um jogo didático, denominado “A Corrida evolutiva das plantas”, visando à revisão e fixação do conteúdo trabalhado no segundo momento, Organização do Conhecimento. O jogo didático elaborado baseia-se nas regras do Jogo Indiano, e compõem-se de dado, peões, cartões-pergunta, cartões-resposta e um tabuleiro de papelão. Há um destaque dado ao fato de o jogo ser embasado por uma metodologia, isso ocorre, pois boa parte dos professores faz uso de jogos didáticos sem uma preocupação de como abordá-los na sala de aula, não há uma metodologia. Quando o professor tem clareza dos objetivos visados e organiza metodologicamente a atividade para alcançá-los, tem grandes chances de sucesso na implementação do jogo. Um professor que não sabe ao certo os objetivos a serem explorados com a atividade proposta, e as chances de obter um resultado ruim é maior.

No primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com