TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Por:   •  4/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇÃO

A produção e a utilização de jogos didáticos no ensino de Ciências são um excelente recurso para auxiliar os alunos do ensino fundamental II, na aquisição dos conteúdos transmitidos em sala de aula. Partindo do pressuposto de que os alunos de hoje, estão voltados para vida digital e pouco se interessam por assuntos que não estejam relacionados com a atualidade, faz-se necessário o uso de ferramentas auxiliares para atrair e prender a atenção dos alunos na hora do aprendizado.

  1. JUSTIFICATIVA

Devido a evolução da tecnologia e as responsabilidades que muitas vezes os pais impõem sobre seus filhos, as aulas se tornam “chatas”, e é aí que os jogos didáticos entram, com o intuito de dinamizar as aulas e fazer com que os alunos voltem a ter prazer em aprender. Os jogos didáticos têm sido de grande auxílio nas aulas de Ciências, pois os alunos aprendem e reforçam o conteúdo com os jogos, e até mesmo aprendem o conteúdo de maneira dinâmica e divertida. O uso dessa ferramenta também auxilia na formação de futuros cidadãos, pois ao mesmo tempo que transmite o conhecimento intelectual, também trabalha áreas como: trabalho em equipe, respeito ao próximo, obedecer às regras e respeitar os limites de cada um.

  1. OBJETIVO


O objetivo é mostrar que essa ferramenta é realmente eficaz na educação básica, e que os alunos conseguem compreender de forma mais ampla com o uso dos jogos. Não querendo eliminar o uso de recursos tradicionais, e sim provando que podemos usar a ferramenta auxiliar para complementar o método tradicional e também o tradicional para complementar a ferramenta auxiliar.

  1. OBJETIVO GERAL

O objetivo geral da pesquisa é: analisar a criação e o uso de jogos como estratégias que complementem e auxiliem o trabalho do professor em sala de aula.

  1. OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Analisar se inserção de jogos como estratégias mediadoras promovem a aprendizagem significativa.
  • Analisar as estratégias utilizadas pelo professor na utilização de jogos.
  • Estabelecer relação entre a proposição do professor e as expectativas dos alunos diante de atividades com jogos.
  • Verificar se os alunos se desenvolvem melhor em atividades propostas pelo professor que se fundamentam em jogos.

  1. METODOLOGIA DA PESQUISA

Quando motivados, nossos alunos entram no “canal interativo”, envolvem-se nas discussões, sentem-se estimulados e querem participar, pois internamente estão mobilizados por estratégias externas – ferramentas sedutoras que o professor deve usar para mobilizar sua classe. Quando falamos em ferramentas externas, referimo-nos aos instrumentos físicos que não precisam ser algo extremamente sofisticado – basta que façam parte da criatividade do professor. (MARTINS e PIMENTEL, 2009, p. 65)

A educação básica tem sido motivo de vários debates em nossa sociedade atualmente, a má qualidade do ensino, a evasão escolar, a falta de interesse dos alunos, a falta de interesse por parte dos governantes entre outros da mais variada espécie provocou a catástrofe que hoje existe na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com