TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA

Por:   •  16/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.838 Palavras (12 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CURSO DE LiCENCIATURA EM QUÍMICA

gustavo couto claudio

JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA

projeto de pesquisa

LONDRINA

2016

gustavo couto claudio

JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia de Pesquisa em Educação, do curso de Licenciatura em Química, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como requisito parcial de avaliação.

Prof.ª Esp. Jacqueline Lidiane de Souza Prais. 

LONDRINA

2016

RESUMO

Este projeto tem por objetivo mostrar que a utilização de jogos didáticos favorece o processo ensino-aprendizagem. A questão principal de investigação é fazer um levantamento dos jogos lúdicos criados para o ensino de Química que podem ser utilizados em sala de aula, como uma estratégia de ensino para a aquisição de conceitos químicos. Essa questão é relevante porque os jogos didáticos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos. Apresenta forma diferenciada para trabalhar os conteúdos de química através da utilização dos jogos como uma das ferramentas, facilitando a proximidade do aluno com o conteúdo. Enfoca a prática de jogos didáticos ou atividades lúdicas dentro da sala de aula, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistar seus objetivos, de forma dinâmica, evitando que a aula seja exaustiva e monótona. Espera-se oferecer uma contribuição ao campo desta pesquisa é mostrar que a utilização de jogos didáticos favorece o processo ensino-aprendizagem. Para tanto, emprega a metodologia utilizada foi baseada nos pressupostos das pesquisas bibliográficas. A partir dos resultados obtidos neste projeto, será feita a pesquisa descritiva em campo em Escolas de Ensino Médio na cidade de Londrina, com intuito da aprovação dos alunos e obter os resultados que esperamos.

Palavras-chave: Jogos, Atividade Lúdica, Ensino de Química, Prática de Ensino e Sala de Aula, Metodologia, Ensino-aprendizagem.

sumário

1 INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………….4

2TEMA ……………………………………………………………………………………….5

3        problema DE PESQUISA        …6

4        HIPÓTESES        …7

5        JUSTIFICATIVA        …8

6        OBJETIVOS        …9

6.1 OBJETIVO GERAL         …9

6.2 OBJETIVOS específicoS         …9

7REFERENCIAL TEÓRICO …………………………………………………………...…10

7.1 CHEMLIG OU UNO DOS ELEMENTOS…………………………………………….11

7.2 DOMINÓ DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS..........................................................14

8 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS         ..16 

9 CRONOGRAMA        ..17

REFERÊNCIAS…………………………………………………………………………….18

1 INTRODUÇÃO

O ensino de Química nos últimos anos vem se transformando no intuito de buscar linguagens, metodologias, recursos didáticos mais acessíveis à compreensão do educando. Essas modificações são necessárias do ponto de vista pedagógico para auxiliar o educando na construção do conhecimento e nas associações dos conteúdos químicos com sua realidade. A matéria de química seria bem mais simples e agradável se fossem abandonadas as metodologias ultrapassadas muito utilizadas no ensino tradicional, isto é, os métodos nos quais os únicos recursos didáticos utilizados pelo educador para repassar os conteúdos aos educandos são o quadro, o pincel e a linguagem oral e se investissem mais nos procedimentos didáticos alternativos. Dessa forma é de grande importância aplicar metodologias alternativas no ensino–aprendizagem como forma de dinamizar e estimular o interesse dos educandos pelas aulas de química, melhorando assim sua compreensão (WATANABE, 2006).

A aplicação de atividades lúdicas em sala de aula como os jogos, pode ser uma boa alternativa para despertar o interesse dos alunos. Segundo Soares, o jogo é um instrumento que desperta o interesse, devido ao desafio que ele impõe ao aluno. Este, por sua vez, é desafiado na busca com satisfação à superação de seu obstáculo, pois o interesse precede a assimilação (SOARES, 2007 apud CAVALCANTI, 2007). No ambiente escolar, onde ocorre à interação entre alunos e professores, as atividades lúdicas podem vir a ser a ferramenta que identifique as dificuldades enfrentadas pelos alunos, uma vez que esses encontros possibilitarão experiências e discussões entre ambos, e todos estarão interagindo com maior frequência. Diante da importância da utilização de jogos no ensino, será desenvolvida uma pesquisa abordando as contribuições dos jogos didáticos no ensino de química.

.

2 tema/ASSUNTO

Jogos didáticos no ensino de química.

  1. Problema de pesquisa

Como os jogos didáticos podem contribuir com a aprendizagem na disciplina de Química no Ensino Médio?

hipóteses

Os jogos lúdicos faz com que o aluno desenvolva um raciocínio rápido sobre a matéria que será desenvolvida em sala de aula, tornando assim a aula ao mesmo tempo produtiva e divertida para o aluno.

O jogo sendo aplicado no intuito de ensinar, praticar e compartilhar ideias define o aspecto relevante de sua utilização como método de ensino de Química. Quando visto apenas como método repetitivo, onde o aluno aprende por memorização, foge completamente da característica que define a aprendizagem. Afinal para se aprender é preciso ensinar, se o aluno apenas memoriza, ele não está aprendendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (238.2 Kb)   docx (62.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com