TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSERÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Por:   •  21/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.752 Palavras (12 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)

EMERSON GEORGE MELO MENDES

INSERÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA UNIDADE ESCOLAR MANOEL ALVES DE ABREU EM BACABAL-MA

JOÃO PESSOA

2017


EMERSON GEORGE MELO MENDES

INSERÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA UNIDADE ESCOLAR MANOEL ALVES DE ABREU EM BACABAL-MA

Projeto de Pesquisa apresentado à Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO) – Linha de Pesquisa: Ensino de Biologia e Formação de Professores, como requisito básico para obtenção do título de mestre.

Orientador: Profª. Drª. Fabiola da Silva Albuquerque - UFPB

JOÃO PESSOA

2017


1 TEMA

Inserção de jogos didáticos no ensino de Biologia como estratégia para melhoria do processo ensino aprendizagem.

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Inserção de jogos didáticos no ensino de Biologia como estratégia para melhoria do processo ensino aprendizagem na Unidade Escolar Manoel Alves de Abreu em Bacabal-MA.

3 PROBLEMA

A desmotivação em aprender Biologia geralmente está associada à especificidade e abstração do conteúdo, dificultando assim relacioná-lo com a realidade do sujeito, que não compreende o porquê aprender aquilo (TEIXEIRA & VALE, 2001, apud CARANI, 2004). [a]

Segundo Krasilchik (2008), muitos dos estudantes memorizam informações, às vezes sem compreender a conexão de um fato ao outro, apenas para atender as exigências escolares, e quando respondem às perguntas que lhes são feitas imitam modelos previamente conhecidos, sem adequar as estratégias de raciocínio às novas questões.

A motivação dos alunos para o ensino de Biologia é compreendida não como responsabilidade somente dos alunos, mas como resultado da educação que eles recebem (POZO e CRESPO, 2009), ou seja, da prática pedagógica do professor de Biologia.

Nesse contexto, questiona-se como os alunos compreendem a relação entre prática pedagógica de professores de Biologia e motivação para aprendizagem de Biologia no Ensino Médio. Reconhecendo-se a desmotivação atual dos alunos para o ensino de Biologia e a utilização de jogos como melhoria no processo ensino aprendizagem. [b]

4 HIPÓTESE

A inserção [c]de jogos educativos relacionados ao ensino de Biologia facilita a assimilação dos conteúdos aplicados?

5 OBJETIVOS

5.1 Geral

O objetivo deste trabalho será confeccionar, aplicar e avaliar o uso de jogos no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Biologia.

 

  1. Específicos
  • Identificar cujo aprendizado poderia ser otimizado com o uso de jogos;
  • Confeccionar jogo para o ensino de Biologia;
  • Descrever sua aplicabilidade em relação aos conteúdos de Biologia do 1º Ano do Ensino Médio;
  • Avaliar a eficácia do uso de jogos como processo ensino aprendizagem em conteúdos de Biologia do 1º Ano do Ensino Médio;
  • Construir um manual para seu uso

  1. JUSTIFICATIVA

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1996), a capacidade dos alunos de pesquisar, de buscar informações, abalizá-las e selecioná-las, além da capacidade de aprender, criar, formular, ao invés de um simples exercício de memorização, o aluno deve ser capaz de formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais[d]. Com relação ao ensino de Biologia, ele deve, ainda, colocar em prática, conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas na escola, aceitando-se que, muitas vezes, o aluno sabe muito sobre um determinado conceito biológico e possui argumentos perceptivos sobre as situações, adquiridos com suas experiências, mas pode faltar a ele uma rede conceitual que lhe ofereça unidade a todos os fragmentos de informações que possui. À medida que progride nos estudos, ele passa dos argumentos perceptivos aos conceituais, realizando raciocínios e analogias concretas, por meio de sua interação com o mundo e as pessoas com que tem contato.

Reconhecendo-se que o processo de compreensão dos conceitos é gradual e sempre exige esforços dos alunos e, para que a compreensão seja melhorada cada vez que entra um novo contato com o conceito, entendemos, para o aluno aprender um determinado conceito, ele deve relacioná-lo aos conhecimentos prévios que possui[e]. Essa relação é complexa, mas, de um modo geral, podemos considerar que quando ela acontece, ocorre uma aprendizagem significativa, ou seja, o aluno conseguiu assimilar o material novo aos seus conhecimentos prévios por causa do desequilíbrio e do conflito provocados pela nova informação a que entrou em contato; o que pode levar a mudanças conceituais dos conhecimentos prévios.

O professor deve auxiliar na tarefa de formulação e de reformulação de conceitos ativando o conhecimento prévio dos alunos com uma introdução da matéria que articule esses conhecimentos à nova informação que está sendo apresentada (Pozo, 1998), e utilizando recursos didáticos para facilitar a compreensão do conteúdo pelo aluno. Neste sentido, o jogo didático constitui-se em um importante recurso para o professor ao desenvolver a habilidade de resolução de problemas, favorecer a apropriação de conceitos e atender às características da adolescência.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com o que está descrito no PCN+ (BRASIL, 2002 p.56) sobre jogos didáticos:

O jogo oferece o estímulo e o ambiente propícios que favorecem o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos e permite ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas ativas de ensino, desenvolver capacidades pessoais e profissionais para estimular nos alunos a capacidade de comunicação e expressão, mostrando-lhes uma nova maneira, lúdica, prazerosa e participativa de relacionar-se com o conteúdo escolar, levando a uma maior apropriação dos conhecimentos envolvidos. Este recurso mostra grande influência no ensino/aprendizagem dos alunos, pois contribuí para que estes aprofundem o conhecimento adquirido com os conteúdos na proposta educacional do jogo didático, torna-se uma atividade motivadora e trabalha a visualização, participação e desenvolvimento de habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com