TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limpeza e desinfecção de equipamentos e utensílios na indústria de alimentos

Trabalho acadêmico: Limpeza e desinfecção de equipamentos e utensílios na indústria de alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A limpeza e a sanitização de equipamentos e utensílios na indústria de alimentos são de fundamental importância no controle sanitário dos destes.

O controle da limpeza e do estado sanitário passa pela manutenção da higienização das superfícies que entram em contato com os alimentos, pois se os equipamentos não se encontram convenientemente limpos podem contaminar os alimentos e se forem inadequadamente higienizados, os microorganismos não só persistem no equipamento, como se multiplicam, aumentando os riscos de contaminação (GONÇALVES, 2003; MIZUTANI, 2003).

Deste modo, a importância da higienização dos equipamentos e superfícies consiste na limpeza e sanitização. Do ponto de vista bacteriológico, a limpeza do equipamento consiste principalmente na eliminação da maior quantidade possível de resíduos de alimentos disponíveis para o desenvolvimento dos microrganismos e a sua sanitização consiste em destruir a maior parte dos microrganismos das superfícies (HOFFMANN, 2002). Segundo FEIJÓ et al (2002), a adoção de tecnologias objetivando promover uma higienização eficiente dos equipamentos é uma necessidade das indústrias. Assim, para garantir e manter a qualidade dos alimentos e toma-se necessário o monitoramento do processo de higienização, para evitar a formação de biofilmes e instituir ações corretivas, quando necessário.

A natureza da superfície de equipamentos e instalações apresenta uma importante influência na ação dos agentes de limpeza e sanitização, facilitando ou dificultando a higienização. (FIGUEIREDO, 1999).

Objetivo

Determinar a acidez e alcalinidade em diversos tipos de detergentes.

Reagentes:

Para realizar a prática foi necessário :

 Indicador fenolftaleína.

 Indicador metilorange

 Hidróxido de sódio (NaOH)

 Ácido sulfúrico

Amostras:

Detergentes:

 Multi limpador LA 2000

 Minuano

 Teiú

 GLIC

Materiais e Métodos:

 Pipetas

 Béquer

 Erlenmayer

.

Resultados e discussão

Separou-se 10 ml de cada amostra, e mediu-se o ph de cada amostra com a fita de pH, obtendo o resultado encontrado na tabela 1. Em seguida acrescentou-se a cada amostra 3-4 gotas de fenolftaleína. As amostras Minuano, Teiú e GLIC apresentaram-se incolor (pH ≤ 8,3) não sendo necessário a Titulação com o H2SO4. A amostra Multi limpador LA 2000 apresentou a coloração rosa (pH ≥8,3), sendo após isso titulada com H2SO4 0,2 N, tornando-se incolor com 1 ml do titulante.

Adicionou-se 3-4 gotas de metilorange nas amostras Minuano, Teiú e Glic e titulou-se com NaOH 0,1 N até a viragem do indicador de incolor para róseo permanente, encontrando os valores 0,3ml, 0,3ml e 0,1ml respectivamente.

reagentes

Detergente Fita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com