TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho

Por:   •  21/9/2020  •  Artigo  •  2.473 Palavras (10 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho

                                                     

                                                

GESTÃO DE PRODUTO

Camylla Queiroz Nogueira

Email: camylla796@gmail.com

Maria Eduarda Bezerra André Lucio

Email: eduarda.bezerra2@hotmail.com

                                                                                                       

RESUMO

Gestão de produtos é uma das mais importantes áreas de qualquer empresa. Esse setor tem a missão de desenvolver um produto que seja resultado do alinhamento de estratégias da empresa e do interesse do cliente. Basicamente, ele será responsável pelo mapeamento da necessidade do produto, definição de características, funcionalidades e design e a criação. Essa gestão faz a conexão entre a estratégia da empresa e os problemas e necessidades dos clientes que deve ao mesmo tempo ajudar a empresa a atingir seus objetivos estratégicos enquanto soluciona os problemas e as necessidades dos clientes, sendo assim responsável pelo desenvolvimento, posicionamento e, quando preciso, reposicionamento de uma oferta no mercado. Está relacionada com todo o ciclo de vida de um produto, desde sua concepção até decisões de descontinuar esse produto. É essencial que, para o momento de desenvolvimento de algum produto, as informações de mercado sejam levadas em conta. O perfil do público-alvo que vai consumir tal produto e as características que o mesmo deverá ter para despertar o desejo do consumidor são informações que o gestor de produtos deve ter. Sendo assim, a gestão de produtos é uma forma de viabilização de um projeto em algo real. Por exemplo, levando isso para o universo de decoração, seria a atividade do arquiteto, ao entender as necessidades de seus clientes, direcionando essas necessidades para desenhos e, após isso, selecionando peças decorativas, texturas, cores e estilos para proporcionar uma ideia real e palpável ao conjunto de informações do que o cliente busca — como, na criação de uma cadeira especialmente elegante.

Palavras-chave: gestão de produtos; estratégia empresarial; produtos no mercado.

1 INTRODUÇÃO

   Produto é aquilo que uma empresa como organização oferece a um grupo qualquer, um mercado, podendo ser um bem ou um serviço mas continua sendo aquilo que uma empresa oferece, no caso de uma empresa comercial ela oferece para venda, no caso de uma instituição sem fins lucrativos ela oferece a uma dada clientela, ou seja, o produto é o elo de ligação entre empresa e sua clientela. Portanto, o produto tem uma importância enorme e devido a isso à uma necessidade de gestão dos produtos, do portfólio de uma empresa. Gestão de produtos é primeiro criar produtos novos para atender novas necessidades que chegam, pois uma empresa que não renova acaba morrendo. Segundo, melhorar os produtos já existentes porque eles ficam obsoletos, ficam inadequados. Terceiro, posicionar os produtos de forma adequada no mercado para maximizar as vendas deles e também acompanhar o ciclo de vida; e por fim, tirar produtos que são obsoletos. A gestão de produtos tem que está sempre alinhada as estratégias da empresa.

    Diante das exigências de um mercado cada vez mais competitivo, o desenvolvimento de novos produtos é de grande importância estratégica para as empresas. As equipes de gestão das empresas precisam ficar diariamente ligadas no mercado consumidor e no que ele necessita para garantir que seus produtos atendam a todos. A gestão começa no desenvolvimento de produto, que é quando ele é projetado, o que inclui funcionalidade, design, material, entre outros detalhes, e passa pela criação da embalagem, forma como será produzido, comercializado, etc. Ter uma equipe responsável por tudo que envolve o produto dentro de uma empresa é necessário para tomar melhores decisões. Uma empresa do gênero alimentício, por exemplo, precisa entender o que os seus clientes querem em relação à sabor, preço, praticidade, valor nutricional, ingredientes, etc., para desenvolver alimentos que agradem. É exatamente esse o papel da gestão de produtos, buscar conhecer o público que pretende atingir e, assim, criar itens de acordo com as informações colhidas.

   A relevância que pode assumir a função de gerência de produtos é clara, principalmente em grandes empresas, nas quais a diversidade da oferta exige o desenvolvimento de estratégias diferenciadas para o posicionamento de cada produto em mercados específicos. A formulação de tais estratégias envolve aspectos de comunicação, canais, precificação, nível de serviços, entre outras variáveis essenciais ao processo de marketing. Para amenizar as dificuldades inerentes à administração de amplas variedades de produtos e adequar a estratégia da organização aos diversos segmentos de mercado, as empresas classificam seus produtos em diferentes famílias a atribuem sua gestão aos gerentes de produto.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

  Para elaborar estratégias de marketing que sejam eficientes e comuniquem os atributos intangíveis e benefícios de um produto é importante entender a C.V.B (Características, vantagens e benefícios). Sendo as características o produto tangível, a vantagem sendo o genérico e o benefício sendo o produto ampliado. Atributos tangíveis (características): cor, tamanho, peso, forma etc. É a entidade ou serviço físico oferecido ao comprador. Atributos intangíveis (vantagem): Marca, imagem da empresa, atendimento, serviço, pós-venda. Os serviços que acompanham o produto tangível. Benefícios esperados (benefícios): É tudo o que o cliente espera do produto ou “benefícios” que o comprador espera obter.

  As características de um produto descreve aquele produto, através das características você fala com a lógica de uma pessoa, já os benefícios se tratam de como a característica satisfaz a necessidade do cliente.  Atrás de uma necessidade lógica sempre existe uma necessidade emocional. Se o cliente falar em economia, segurança, aparência, diferenciação, status, qualidade, urgência. Ele mostrou, através de palavras, as suas necessidades. O mesmo produto pode atender, de forma diferenciada, as necessidades de dois clientes completamente diferentes. Os benefícios reais são segredos escondidos na mente de cada cliente. A grande maioria dos clientes não entende com profundidade o lado técnico dos produtos ou serviços, mas entende de que forma se beneficiarão, caso venham a utilizá-los. É importante entender as necessidades dos clientes, visto que os clientes estão mais atentos nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (284.6 Kb)   docx (187.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com