TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercício Vertebrados (Zoologia)

Por:   •  8/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DE ZOOLOGIA - AULA 4

Assunto: Vertebrados

Nome: Isabelle Mira da Silva

1.         Liste três grupos de adaptações que dirigiram a evolução dos vertebrados e explique como cada uma delas contribuiu para o sucesso dos vertebrados.

Resposta: Os grupos de adaptações que dirigiram a evolução foram: i) presença de células na crista neural; ii) o surgimento do endo e do exoesqueleto; e iii) a forma de excreção por meio de rins glomerulares.

        A i) presença de células na crista neural, envolve a parte em que os somitos, principalmente da mesoderme, se especializarão em estruturas e órgãos, como Esclerótomo - originando a derme e músculos esqueléticos proporcionando proteção contra desidratação e movimentação e postura no ambiente terrestre; células endoteliais; Miótomo - originando músculos esqueléticos; e Sindetomo - originará os tendões, nos quais estarão envolvidos no desenvolvimento do sistema nervoso central, com a formação das vértebras para proteção da notocorda ou medula espinhal.

        Em relação ao ii) surgimento do endo e do exoesqueleto, seu desenvolvimento além de proporcionar a possibilidade de consolidação de uma estrutura resistente internamente para tornar os movimentos na água mais ágeis, proporcionou com que fosse possível evitar o ressecamento dos tecidos internos e a possibilidade de estrutura para fixação de músculos, como por exemplo no grupo Insecta.

        Pelo fato dos organismos de ambiente aquático excretarem amônia e por tal substância ser altamente tóxica, caso fosse mantida como forma de eliminação em organismos terrestres poderiam prejudicá-los, assim a iii) excreção por meio de rins glomerulares de urina (a forma menos nociva de excreção)

2.         Em 1928, Walter Garstang sugeriu que os tunicados pareciam ser o estoque ancestral dos vertebrados. Explique essa hipótese e avalie sua validade com recentes dados filogenéticos, fósseis e do desenvolvimento.

        Resposta: A sugestão de Garstang sobre ao pertencimento dos tunicados ao grupo dos Vertebrados se deu por algumas semelhanças, como: serem organismos deuterostômios, a larva apresentando simetria bilateral, a presença de fendas faríngeas para auxílio da alimentação (filtração dos nutrientes suspensos na água), pelo surgimento da notocorda e sua contribuição na locomoção muscular, presença de cordão nervoso dorsal.

3.         Qual é a posição filogenética de Haikouella e que evidência sustenta seu posicionamento?

        Resposta: A posição filogenética de Haikouella está mais associada ao grupo Chordata do que com o Annelida. Ainda mais que recentes pesquisas genéticas e morfológicas, demonstraram a presença de miômeros e de o que seria um primórdio de notocorda.

4.         Para aprofundar seu raciocínio. Atualmente, urocordados, em vez de anfioxo, são considerados grupo-irmão de vertebrados. Por que o anfioxo ainda é, em vez de urocordados, considerado um melhor modelo para o plano corporal dos primeiros vertebrados?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com