TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativida de Zoologia de Vertebrados

Por:   •  11/12/2018  •  Seminário  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÈRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PESCA

 

 

 

 

 

 

BRUNA NUNES DA SILVA

EMILY TEIXEIRA DE SOUZA

RENAN AMARAL DA SILVA

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS: “CROCODYLA: UMA LONGA HISTÓRIA DE SUCESSO EVOLUTIVO”

 

 

 

 

 

 

 

CASTANHAL – PA

2018

BRUNA NUNES DA SILVA

EMILY TEIXEIRA DE SOUZA

RENAN AMARAL DA SILVA

 

 

 

 

 

ATIVIDADE DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS: “CROCODYLA: UMA LONGA HISTÓRIA DE SUCESSO EVOLUTIVO”

 

 

 

 

 

 

 

Atividade apresentada à disciplina de Zoologia de vertebrados ao curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal, sob a orientação do profº. Me. Tiago Pereira Brito. 

 

 

 

 

 

CASTANHAL – PA

2018

Com base no artigo “CROCODYLA: UMA LONGA HISTÓRIA DE SUCESSO EVOLUTIVO” responda as temáticas a baixo:

  1. Quem são os Crocodilianos?

Os crocodilianos são répteis (ordem Crocodilia) de grande porte, encontrados em várias regiões do planeta. Os crocodilianos possuem o corpo coberto por escamas, placas ósseas dérmicas cobrindo o corpo, vivendo em locais com presença de água doce (rios, lagos, lagoas) e salgada (mangues principalmente).

  1. Diferencie os grupos de crocodilianos (Alligatoridae, Crocodylidae e Gavialidae)?

Crocodylidae: Os crocodilos vivem nas Américas, África, Ásia e Austrália. Os crocodilos habitam geralmente as margens de rios, enquanto os da Austrália e ilhas do Pacífico também frequentam o mar. O crocodilo passa grande parte da vida submerso. Consegue isso graças ao formato de sua cabeça e à disposição de suas narinas, que ficam numa pequena saliência, no topo do focinho. Seus olhos também se destacam sobre a cabeça, o que lhe permite disfarçar-se em árvore flutuante e continuar de sentinela, quando está caçando. Durante um mergulho, os olhos do crocodilo são protegidos por uma membrana transparente, uma espécie de terceira pálpebra. Embora suas patas curtas lhe permitam mover-se com muita agilidade e rapidez em terra, o crocodilo nunca se afasta muito da água, pois possui patas fracas para ficar muito tempo fora da água. O crocodilo costuma ficar estendido na areia das margens dos rios, tomando sol. Placas córneas cobrem a cabeça, o pescoço e o tronco destes répteis. A cauda é comprimida lateralmente.

Alligatoridae: Jacarés tem a cabeça mais curta e larga e membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras. No crocodilo, o quarto dente de cada lado da mandíbula inferior se encaixa num chanfro da mandíbula superior, permanecendo visível mesmo de boca fechada. Já no jacaré, o mesmo dente se esconde num buraco da mandíbula superior, não aparecendo ao fechar a boca. O tamanho de um jacaré pode variar de 60cm até 6 metros e meio, e podem pesar entre 3 Kg e 500 Kg.

Gavialidae: Os gavialídeos são grandes répteis semi-aquáticos, semelhantes aos crocodilos, porém com um focinho muito mais fino, utilizado para capturar peixes - já que eles não possuem a força na mandíbula para capturar grandes presas. Os gaviais são os crocodilianos mais excêntricos, pois eles têm o mais afinado focinho do sub-grupo e pela presença de uma protuberância na extremidade do focinho, o que o diferencia dos outros crocodilianos. Habita os rios da Índia, Paquistão, Myanmar e do Bangladesh. Essa espécie é considerada uma das mais ameaçadas de extinção atualmente. Ele possui tipicamente um focinho alongado e fino com muitos dentes, lembrando um peixe-espada, sendo assim um especialista em caçar peixes.

  1. Quais as principais características do processo reprodutivo dos crocodilianos?

São ovíparos; depositam seus ovos em buracos escavados; As fêmeas tem a capacidade de controlar a temperatura de incubação; O sexo dos crocodylia são determinados pelas condições de incubação, Se esta for de 30°C ou menos existe um desenvolvimento lento e nascem apenas fêmeas. Incubações a 31°C produzem neonatos de ambos os sexos enquanto entre 32 e 33°C geram sobretudo machos. Se a temperatura for superior a 33°C continuam a gerar apenas machos ou acontece uma reversão para fêmeas.

  1. Quais as principais características alimentares dos crocodilianos?

Todos os Crocodylia são predadores activos logo após a eclosão. Os neonatos consomem primeiramente insectos e outros invertebrados, bem como pequenos peixes e anfíbios. Uma vez que o seu crescimento é, inicialmente, rápido, o tamanho das suas presas aumenta de modo proporcional sendo que a maior parte dos crocodilos são predadores oportunistas bem como necrófagos. Mesmo animais em avançado estado de decomposição são ingeridos por crocodilos sendo que a captura de grandes presas por parte de animais de maiores dimensões tanto pode ir de antílopes a javalis como de leões a jaguares, grandes serpentes, outros crocodilos, animais domésticos, peixes e, naturalmente, humanos (este aspecto é discutido abaixo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (63 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com