TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROSCOPIA

Por:   •  23/6/2015  •  Monografia  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  929 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Ministério da Educação

IFRJ – Campus São Gonçalo

Disciplina: Biologia II

Professora: Paula Magalhães

Relatório de Biologia – Diversidade Celular

                                            Turma: 102A

Amanda Assis

Jéssica Rodrigues

Luiza Basílio

Maria Luiza Boechat

Raquel Lessa

Thatiane Furley

12 de fevereiro de 2014

  1. Introdução

Os microscópios foram inventados em 1950 pelos irlandeses Hans e Zacharias Jassen, seu filho. Porem, tudo indica que as primeiras observações feitas em um microscópio ocorreram com o neerlandês Antonie Van Leeuwenhoek. Ele pode observar em detalhes diversos tipos de materiais biológicos, como por exemplo, os glóbulos vermelhos presentes no sangue. Os microscópios servem para ampliar e tornar possível a observação de pequenas estruturas que não podemos ver a olho nu.

Foram apresentados dois tipos de microscópios, o óptico e o estereoscópico, ou lupa. Para fins escolares serão utilizados apenas o microscópio óptico.

Estrutura do microscópio óptico:

  • Diafragma: faz a regulagem da quantidade de luz que atinge o campo de visão do microscópio.
  • Condensador: sistema de lentes que convergem, direcionam e distribuem, de forma igual, a luz emitida pelo campo de visão do microscópio.
  • Parte óptica: parte cilíndrica com duas ou mais lentes que ampliam a imagem fornecida pela objetiva, formando uma imagem virtual mais próxima dos olhos do observador¹. Sua ampliação varia entre 4x, 10x (a mais comum) e 40x.
  • Revolver: Suporte para as lentes. Permite troca-las através do seu eixo.
  • Parafuso macrométrico: para foco grosso.
  • Parafuso micrométrico: para foco fino.

Observação¹: Serão utilizadas apenas as lentes vermelhas (4x), amarelas (10x) e as azuis (40x). As brancas não serão utilizadas.

Observação²: Sempre se inicia uma observação em microscópio pela lente objetiva vermelha. Ao finalizar a observação, esta também deve terminar pela objetiva vermelha.

Observação³: Fora da objetiva vermelha não se usa o foco grosso, ou seja, utiliza-se o foco grosso apenas para objetiva vermelha e o fino paras objetivas azuis e amarelas.

¹Moreira, C. (2012). Wikiciências, 3(02):0506. Lente Ocular.

[pic 2]

  1. Objetivos

Ter um contato mais direto com o laboratório de Biologia, a fim de conhecer os instrumentos utilizados para a realização das práticas laboratoriais, suas funcionalidades e objetivos. Aprender o manuseio de tais instrumentos e reconhecer as estruturas dos equipamentos, trabalhando com diferentes células, como células vegetais, animais, de fungos e de protozoários, o que nos fornecerá também um grande aprendizado sobre a diversidade celular.

  1. Procedimento Experimental

Células vegetais

Experimento 1: células de Elodea

Para essa observação foi necessário lâmina, lamínula, pinça e folhas de Elodea. Foi colocado um pedacinho de Elodea na lâmina e foi coberto com a lamínula. Para inicio experiência, foi ligado o microscópio, sempre se lembrando de iniciar a observação pela objetiva de menor aumento. Foi colocada a lâmina já preparada sobre a platina e movimentou-se o parafuso macrométrico para a obtenção de foco (isso com a objetiva de 4x). Após a observação na objetiva de 4x, passou-se para a objetiva de 10x e depois de 40x, movimentando desta vez o parafuso micrométrico (graduação de precisão) para obter o foco.

Células animais

Experimento 1: células de mucosa bucal


Com o auxílio de um palito de fósforo, foram "raspadas” as laterais da boca (bochecha). Após esse processo, o palito foi passado sobre uma lâmina de vidro. A essa lâmina, foi adicionado algumas gotas de azul de metileno, cobrindo depois com a lamínula e observando no microscópio.

Células de fungos

Experimento 1:: células de Saccharomyces (leveduras)

Na prática sobre leveduras (celúlas saccharomyces) que é um organismo unicelular; foi colocada uma gota da cultura de leveduras na lâmina, obtida na mistura de água com fermento de pão.

Experimento 2: células de Aspergillus (mofo)

Nesta prática foi colocado pão mofado em um pedaço de fita adesiva, que logo após foi fixada na lâmina.  

Células de protozoários

Experimento 1: infusão


Nesta prática colocamos uma gota de infusão sobre a lâmina e logo cobrimos com a lâmina.

  1. Resultados

Células vegetais

Experimento 1: células de Elodea

Foi percebido que os cloroplastos se movimentam nas células. Isso ocorre, pois o citoplasma se movimenta para levar os cloroplastos para sua parte mais exterior a fim de facilitar a captação de luz e calor vindos do meio externo.

Células animais

Experimento 1: células de mucosa bucal

Ao passar o palito na bochecha, arrebentamos as células e elas ficaram enrugadas, uma por cima das outras. Na objetiva x40 as células estavam pequenas e aglomeradas, quase não podiam ser vistas. Na objetiva x100 as células estão um pouco maiores e mais afastadas. Podemos começar a perceber o núcleo. Na objetiva x400 as células estão perceptivelmente maiores e já podemos observar o núcleo com mais clareza. Percebemos que as células da bochecha são irregulares e isoladas. Também não são muito espessas. O uso do microscópio possibilitou a visualização das células da mucosa bucal junto com o azul de metileno,possibilitou ver como é a estrutura da célula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (244.7 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com